A presença ativa da Cooperativa Vinícola Garibaldi em sua comunidade se traduz pelo interesse – e pela vivência – das causas que movem o seu entorno. Mais uma vez, ela faz dessa visão um motivo para, ao lado do município, incentivar as futuras gerações a descobrirem uma Garibaldi a partir do olhar turístico sobre a cidade.
A Cooperativa Vinícola integra um projeto-piloto da prefeitura por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que pretende estimular nas crianças do ensino fundamental o interesse em conhecer o lugar onde moram. Ela será um dos organismos presentes na proposta, que tem como foco inicial as escolas Madre Justina Inês e Valentin Tramontina, entre os dias 23 e 25 de outubro. Alunos dos 4º e 5º anos receberão um ciclo de palestras com empreendedores do turismo, com direito à visita aos estabelecimentos.
A ideia é aproximar das crianças os atrativos turísticos de Garibaldi, uma vez que parte dos alunos não têm acesso a eles, enquanto outros desconhecem os encantos do município por virem de outras cidades, conforme constatou a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. “Queremos sensibilizar e conscientizar alunos e professores sobre a importância do turismo, da cultura e do patrimônio, envolvendo-os em uma abordagem participativa”, disse a titular da pasta, Ana Pauline Mombach.
Para o presidente da cooperativa, Oscar Ló, a ocasião representa uma oportunidade para mostrar como a história da vinícola está integrada à cidade. Mas, além disso, entende como uma forma de fazer com que as crianças sintam orgulho do lugar onde moram. “O projeto é especial porque fomenta, desde cedo, essa sensação de pertencimento à cidade, de as crianças serem parte desse grande município, de modo a fazer com que nutram valores importantes para o futuro de Garibaldi. E o turismo, assim como nosso patrimônio, é parte indissociável de nossa cidade”, comentou Ló.
Além da Cooperativa Vinícola Garibaldi, cujo palestrante será o supervisor de Enoturismo, Alexandre Parizi, fazem parte do projeto-piloto a Devorata Trufas Artesanais, com a empreendedora Mariana Milani, a Osteria Della Colombina, com a empreendedora Raísa Bettú Lazzari, e a Pousada dos Frades, com o gerente Ademir Antonelli.