A ministra substituta do Turismo, Ana Carla Lopes, participou nesta quinta-feira (19.10) da abertura da 2ª edição da ExpoRio Turismo, no Rio de Janeiro (RJ). O evento é considerado o maior do setor na região e tem o objetivo de reunir os principais atores do segmento no estado. Organizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio, com o apoio da Fecomércio-RJ, a feira apresenta uma ampla gama de experiências focadas em negócios, cultura, gastronomia e entretenimento.
Durante a cerimônia de abertura, a ministra substituta do Turismo, Ana Carla Lopes, destacou a importância e potencialidade do turismo carioca e fluminense. “É uma honra representar o ministro Celso na abertura de um evento tão significativo. Quero parabenizar a todos pela realização deste encontro importante para dar ainda mais visibilidade aos atrativos nacionais, em um estado como o Rio, uma das principais portas de entrada dos mais de 4 milhões de turistas estrangeiros esse ano”, destacou.
A ministra também comemorou a nova conquista do Brasil: a instalação, no Rio de Janeiro, do primeiro escritório da Organização das Nações Unidas(OMT) das Américas e do Caribe no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19.10) pelo ministro Celso Sabino, durante a 25ª Assembleia Geral da entidade da ONU, que acontece no Uzbequistão.
Anfitrião do evento, o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, deu as boas-vindas aos presentes e aos participantes das 12 regiões turísticas que terão espaços exclusivos, incluindo uma feira de artesanato e produtos rurais.
“É um momento muito importante para o turismo do Rio de Janeiro, com cada vez mais qualidade. Vamos celebrar parcerias com a Secretaria da mulher e presenciar shows e apresentações. Então, aqui é uma grande imersão do turismo de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro”, explicou Tutuca.
A ExpoRio oferece uma área dedicada a palestras e debates com especialistas do setor de turismo, negócios e eventos, proporcionando oportunidades valiosas de networking para os participantes.
O evento também é uma oportunidade única para promover os destinos turísticos do estado fluminense, abrangendo uma variedade de atrações, como praia, serra, montanha, natureza, patrimônio, ecoturismo, rotas de produtos regionais, parques, cachoeiras e atividades culturais.
Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo