Este composto de farinha de milho chegou ao Brasil trazida pelos imigrantes italianos. No começo, era pouco apreciado por aqui, e por muito tempo seu consumo esteve restrito ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, devido à intensa imigração italiana nestas regiões. Nos restaurantes italianos de São Paulo, a polenta foi consagrada. Cada um destes lugares passou, então, a oferecer pelo menos uma variante do prato.
Prato de inverno
Preparada basicamente com a farinha de milho, água e sal, a polenta é considerada uma comida de inverno de caráter familiar. Na Itália e entre os descendentes de italianos, a feitura da polenta reúne as famílias em torno do tacho, que observa a massa ser mexida sem parar com uma colher de madeira para não formar grumos.
Polenta ou angu?
Muitos dizem que polenta e angu são a mesma coisa. Afinal, ambos são preparados com farinha de milho e água. Mas dois fatores diferenciam os pratos: 1) a polenta leva uma farinha mais grossa, enquanto o angu recebe uma farinha de milho mais fina; 2) o angu não leva sal, por isso serve como acompanhamento para outros pratos. O angu é uma comida tradicional mineira, que surgiu no Brasil das mãos dos indígenas e dos escravos africanos. Estes últimos consumiam muito o angu para o seu sustento, visto que se trata de uma comida de fácil preparo.
Origem da palavra
De origem latina, a palavra polenta deriva de “pollen”, que significa flor de farinha.
Polenta recheada
INGREDIENTES
500 g de fubá amarelo
1 tablete caldo de carne
1 lata de molho de tomate
200 g de mussarela
200 g de apresuntado
500 g de carne moída
1 cebola média picada
2 dentes de alho
1 colher de óleo
Queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto
MODO DE PREPARO
Dissolva o fubá com um pouco de água fria (não deixe muito mole).
Em seguida coloque 1 litro de água para ferver e dissolva o caldo de carne, acrescente o fubá já dissolvido em água fria e o sal, deixe cozinhar até que forme uma casca no fundo da panela.
MOLHO:
Frite a cebola e o alho até dourar, acrescente a carne moída, o sal e a pimenta e deixe refogar. Assim que a carne estiver bem refogada, acrescente o molho de tomate e 1 xícara de água e deixe ferver por 10 minutos.
MONTAGEM:
Coloque em uma forma quadrada metade da quantia de polenta, coloque por cima o presunto e o queijo e espalhe um pouco de molho sobre o presunto e o queijo.
Coloque mais uma camada de polenta e cubra com molho. Salpique parmesão ralado e leve ao forno para gratinar por 15 minutos em 180°. Sirva morno.
Polenta é polenta sempre! Mole, recheada, frita de todas as fomas é uma delícia! Você gosta de polenta de que forma ? Deixe seus comentários.
Mín. 15° Máx. 18°