17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Meu filho não fala, até quando é normal?

O fonoaudiólogo é o profissional apto a avaliar e diagnosticar alterações na fala.

27/06/2019 às 20h08 Atualizada em 10/08/2019 às 14h30
Por: Marcelo Dargelio Fonte: divulgação
Compartilhe:
divulgação
divulgação

As primeiras palavrinhas do bebê são muito esperadas por toda família e surgem por volta dos 12 à 18 meses de idade. Frases curtas formadas por duas ou três palavras, aparecem de 18 à 24 meses.

Devemos lembrar que a fala é a expressão de algo muito maior, a LINGUAGEM, que se desenvolve desde muito cedo nos bebês e depende da integridade da audição, sistema nervoso e o meio em que está inserido.

Antes mesmo de falar, a criança já entende o que é dito e atende a comandos simples como mandar beijo e dar tchau, indícios de boa linguagem receptiva.

Por isso se uma criança tem 2 anos de idade e não fala ou fala muito pouco, é importante procurar ajuda de um fonoaudiólogo. Cada criança é única e tem suas particularidades, os marcos do desenvolvimento servem como base para detecção de atrasos e intervenção precoce.

Quanto mais cedo melhor, mais tarde o Transtorno de Linguagem pode impactar a vida do seu filho!

Existem alguns sinais que podem ajudar a alertar os papais, mamães e professores a perceber quando a criança tem TDL, perceber esses sinais pode ajudar a criança no desenvolvimento do aprendizado.

Reconheça os sintomas :


Busque sempre esclarecimentos e orientação com um profissional de sua confiança!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários