As primeiras palavrinhas do bebê são muito esperadas por toda família e surgem por volta dos 12 à 18 meses de idade. Frases curtas formadas por duas ou três palavras, aparecem de 18 à 24 meses.
Devemos lembrar que a fala é a expressão de algo muito maior, a LINGUAGEM, que se desenvolve desde muito cedo nos bebês e depende da integridade da audição, sistema nervoso e o meio em que está inserido.
Antes mesmo de falar, a criança já entende o que é dito e atende a comandos simples como mandar beijo e dar tchau, indícios de boa linguagem receptiva.
Por isso se uma criança tem 2 anos de idade e não fala ou fala muito pouco, é importante procurar ajuda de um fonoaudiólogo. Cada criança é única e tem suas particularidades, os marcos do desenvolvimento servem como base para detecção de atrasos e intervenção precoce.
Quanto mais cedo melhor, mais tarde o Transtorno de Linguagem pode impactar a vida do seu filho!
Existem alguns sinais que podem ajudar a alertar os papais, mamães e professores a perceber quando a criança tem TDL, perceber esses sinais pode ajudar a criança no desenvolvimento do aprendizado.
Reconheça os sintomas :
Busque sempre esclarecimentos e orientação com um profissional de sua confiança!
Mín. 17° Máx. 27°