A sessão da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves desta segunda-feira, 16, será voltada para votação de homenagens. Na Ordem do Dia, constam quatro projetos, sendo três referentes a uma Portaria de Louvor e Agradecimento, Moção de Aplauso e Denominação de Rua. Confira abaixo.
O primeiro projeto em pauta é a de autoria do vereador Eduardo Pompermayer (PP) que sugere que a Rua "Al"
do Loteamento Videiras, localizado no Bairro São Roque, passe para Rua José Carlos Moro, em homenagem ao cidadão de Bento Gonçalves, empresário, contador e voluntário na Associação dos Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (Adef) que se dedicou a vida toda para o trabalho e família, vindo a falecer em 2018 após uma longa luta contra o câncer.
A segunda matéria é do vereador Ari Pelicioli (CIDADANIA) que deseja incluir no calendário de eventos oficiais do município a "Semana Cultural Gospel" na última semana de maio. A justificativa é que a atividade "vem de encontro a uma enorme parcela da população deste município e o propósito desta lei é divulgar a Cultura Gospel através de exposições, palestras, cultos religiosos, espetáculos artísticos e outras atividades culturais relacionadas aos evangélicos," destaca Pelicioli.
Já o terceiro projeto é assinado por todos os parlamentares, oferecendo uma Portaria de Louvor e Agradecimento à professora e escritora Ancilla Dall'Onder Zat, "por todo seu legado e trabalho realizado como professora na comunidade escolar do nosso município, e também por toda a sua contribuição e dedicação em diversos segmentos da Sociedade de Bento Gonçalves," descrevem na justificativa.
E por último, mas não menos importante, há o projeto de Moção de Aplauso para o estudante Pedro Henrique Mazurkevicz, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Caminhos do Aprender que se destacou ao
garantir o 2º lugar na 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras (OBMLibras).
O autor da homenagem, o vereador Eduardo Pompermayer, destaca que "[...] a presente moção de aplauso visa não apenas reconhecer a conquista de Pedro Henrique Mazurkevicz, mas também destacar o valor da inclusão e da adaptação curricular para estudantes com deficiência auditiva, bem como o mérito de se destacar em uma disciplina desafiadora como a matemática em um contexto inclusivo. Pedro Henrique é um exemplo inspirador de superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes surdos, e sua conquista merece ser celebrada como um símbolo de inclusão, dedicação e excelência acadêmica," finaliza Pompermayer.
Mín. 14° Máx. 25°