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CSG segue com a instalação de novo sistema de pedágio na Serra

A montagem do segundo dos seis pórticos do novo pedágio automático com livre passagem nas rodovias estaduais acontece na segunda-feira, 16.

14/10/2023 às 13h02
Por: Marcelo Dargelio
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Novos equipamentos de cobrança de pedágio seguem sendo instalados - Foto: Fabricio Braga Nunes/CSG/Divulgação
Novos equipamentos de cobrança de pedágio seguem sendo instalados - Foto: Fabricio Braga Nunes/CSG/Divulgação

A montagem do segundo dos seis pórticos do novo pedágio automático com livre passagem nas rodovias estaduais, previsto no Programa de Exploração da Rodovia (PER), começa a ser instalado, na próxima segunda-feira (16), no km 151,9 da ERS-122. A estrutura metálica que receberá o inédito sistema free flow será içada pela Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), responsável pela administração da rodovia.

A previsão é que os trabalhos ocorram no turno da manhã, sem horário pré-definido. Durante o período, a pista será bloqueada por cerca de uma hora. Em caso de chuva, o cronograma pode ser alterado. De acordo com a melhora das condições climáticas, os trabalhos serão retomados no local. As alterações no trecho podem ser acompanhadas em www.csg.com.br, na página inicial do site.

Ainda neste mês, o terceiro pórtico que receberá o sistema free flow será construído no km 6,5 da ERS-446, também na Serra Gaúcha. Conforme as condições climáticas, a previsão é que a montagem dos arcos ocorra entre 23 e 28 de outubro.

As instalações das câmeras dos dois novos pórticos devem ser concluídas até o fim do ano, na ERS-122 e na ERS-446. Em janeiro está previsto para iniciar as fases dos testes. Já as cobranças dos pedágios automáticos só serão realizadas em 1º de fevereiro de 2024. Os valores das tarifas ainda estão em estudo e não foram definidos. “O free flow oferece vantagens como agilidade, praticidade, cobrança mais justa aos usuários e diminuição da emissão de gases poluentes dos veículos parados. Por conta da estrutura dos pórticos, ainda reduz o impacto ambiental, evitando desapropriações e obras significativas nos locais onde serão instalados os equipamentos”, explica Paulo Negreiros, diretor-executivo da CSG.

A CSG será a primeira companhia do Brasil a ter todas as estruturas de pedágio e 100% da receita atreladas à cobrança automática dos pórticos do sistema free flow.

Operação do pórtico no km 108 da ERS-122 começa em dezembro

A montagem dos arcos do primeiro pórtico do free flow, no km 108,2, também na ERS-122, foi concluída em setembro. Entre o fim de outubro e início de novembro, deve ser finalizada a implementação das câmeras. A fase de testes do sistema ocorre em novembro e a cobrança das tarifas aos motoristas em dezembro, quando a praça de Flores da Cunha será desativada. O valor de R$ 8,30 será mantido.

Montagem dos outros três pórticos

No mês de novembro serão montadas as estruturas metálicas dos três últimos pórticos do free flow nas rodovias administradas pela CSG, que estão previstas para o km 45,5 da ERS-122, na Serra, e para os km 30,7 da ERS-240 e km 4,4 ERS-122, no Vale do Caí. O início das cobranças também estão estimados para 1º de fevereiro de 2024.

Sobre o free flow no Rio Grande do Sul

Em uma iniciativa pioneira, o Rio Grande do Sul terá as primeiras rodovias estaduais do país com o sistema free flow (fluxo livre, em português), garantindo o fim das barreiras físicas das praças de pedágio. No lugar delas, a CSG instalará pórticos de cobrança automática com livre passagem, que fazem a leitura da placa ou etiqueta eletrônica (tag) dos veículos.

Os sensores localizados nas estruturas dos pórticos do free flow são capazes de identificar a altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos e funcionam até mesmo em situações de baixa visibilidade. 

Autorizado no Brasil pela Lei 14.157/2021, o modelo inédito no Rio Grande do Sul foi anunciado pelo Governo do Estado e pela CSG no dia 17 de agosto de 2023. 

Atualmente, 45% dos usuários já utilizam as cobranças automáticas por meio de tags em praças de pedágio do Rio Grande do Sul, o que demonstra a boa adesão pelo sistema de passagem rápida. 

Como será a cobrança do free flow

Para facilitar o débito da tarifa do pedágio, a recomendação é que os veículos estejam com a etiqueta eletrônica de cobrança (tag) previamente instalada no para-brisa para que o valor seja faturado automaticamente. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy, assim como instituições financeiras, como Banrisul, Sicredi e Itaú, disponibilizam este serviço por meio dos seus sites e aplicativos.

Entretanto, o condutor sem a tag terá outras alternativas para fazer o pagamento do valor do pedágio em até 15 dias depois da passagem pelos pórticos. De forma digital, será possível efetuar o pagamento por meio do aplicativo e do site da CSG. Já no presencial, poderá realizar o pagamento nos totens das cinco Bases de Serviços Operacionais (BSOs) da concessionária e, em um futuro breve, em estabelecimentos conveniados.

Os descontos das tarifas dos pedágios aos motoristas frequentes serão mantidos pela CSG. Os veículos de passeio que utilizarem a tag, além dos 5% já garantidos, poderão chegar, progressivamente, a até 20% de desconto quando passarem pelos mesmos pórticos e sentidos durante um determinado mês.

Caso o valor da tarifa não seja quitado em até 15 dias após a passagem pelo free flow, o proprietário do veículo receberá uma multa por evasão de pedágio, que acarreta no pagamento de R$ 195,23 ao Governo do Estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Sobre a concessão da CSG

O conjunto de estradas da CSG representa 271,5 quilômetros de concessão na Serra Gaúcha e no Vale do Caí. Desde fevereiro deste ano, a empresa é responsável pela administração e manutenção de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49), além da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58).

O contrato de 30 anos prevê investimentos de mais de R$ 4,6 bilhões em obras de duplicação de 67% dos trechos (120 quilômetros), implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas, manutenção, entre outras ações.

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