A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina prendeu um homem, de 52 anos, no bairro Universitário, em Bento Gonçalves, durante a operação "Lavanderia", que efetuou o cumprimento de 15 mandados de prisão preventiva, 26 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens e valores. A ação teve o apoio da 1ª Delegacia de Polícia (1ªDP) de Bento Gonçalves.
A investigação que deu azo as medidas judiciais foi coordenada pelo Delegado titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) do Departamento de Estadual de Investigações Criminais (DEIC), Osnei Valdir de Oliveira, e apura crimes relacionados a Furtos de Cargas de Fertilizantes.
No Rio Grande do Sul, a ação policial também ocorreu em Sapucaia do Sul. Outros cumprimeitos de mandados foram realizados nas cidades de Balneário Camboriú, Barra Velha, Porto Belo, Araquari, Itajaí e São Francisco do Sul e Colombo, Araucária e Rio Negro. Foram presos empresários, motoristas e demais pessoas, cuja união de esforços resultou em grande movimentação financeira. Os líderes do grupo foram presos em apartamentos de luxo na cidade de Balneário Camboriú/SC.
Durante a busca foram apreendidos veículos, arma de fogo, sequestrado de valores nas contas bancárias e dispositivos eletrônicos que serão analisados pela Equipe de Investigação da DFRC/DEIC.