O desrespeito e a despreocupação dos detentos do regime fechado com a atual segurança do Presídio Estadual de Bento Gonçalves é cada vez mais flagrante. Na tarde deste sábado, 22, agentes penitenciários flagraram um apenado falando ao celular no pátio do estabelecimento, como se estivesse no pátio de casa. O aparelho foi apreendido e o apenado recolhido a uma cela disciplinar.
O fato ocorreu por volta das 13h40min, horário em que os detentos ficam na área interna do complexo ao ar livre, o chamado banho de sol. Um agente percebeu a ação do preso, que cumpre pena em regime fechado. Ele caminhava de um lado para outro, gesticulando os braços, conversando com comparsas que estavam na rua. O aparelho foi apreendido e o apenado encaminhado a uma cela disciplinar.
A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) não divulga dados do apenado, segundo a assessoria de imprensa, por questão de segurança. A ocorrência policial registrada na delegacia também não estava autorizada para publicação da imprensa. Atualmente, o presídio de Bento tem 361 presos, enquanto a capacidade é para 115 detentos (96 no regime fechado e 19 entre aberto e semiaberto). Além da superlotação, o prédio tem problemas estruturais, apontados em laudos da Vigilância em Saúde e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano do município e do Batalhão de Bombeiro Militar. Os documentos foram emitidos a partir de uma vistoria feita em conjunto, em 6 de novembro do ano passado, e atestam a precariedade do local.
Mín. 16° Máx. 26°