Região Deu ruim
Quatro criminosos morrem em confronto com policiais na Serra
Nenhum policial ficou ferido. A quadrilha, composta por indivíduos com extensos registros criminais, era originária de Caxias do Sul.
10/10/2023 07h13
Por: Marcelo Dargelio
Policiais trocaram tiros com criminosos no interior do município de São Marcos - Foto: 4° BPChq/Divulgação

Na noite desta segunda-feira, 9 de outubro, uma operação policial na zona rural do município de São Marcos, conhecida como Pedras Brancas, resultou em quatro mortos após um confronto com uma quadrilha especializada em furto e roubo de veículos, além de extorsão dos proprietários. O confronto ocorreu por volta das 21h e envolveu as equipes do 4° Batalhão de Polícia de Choque (4°BPChq).

A ação policial teve origem em informações repassadas pela inteligência, que indicavam a presença da quadrilha na localidade, tripulando um veículo Nissan/Versa. Ao se aproximarem da área, os policiais se depararam com os indivíduos.

Ao tentar abordá-los na BR 116, os criminosos desobedeceram e resistiram à ação policial, disparando diversas vezes na direção dos agentes e acertando as viaturas em vários locais. Isso levou as equipes do 4°BPChq a reagirem, resultando na morte de quatro criminosos. Notavelmente, nenhum policial ficou ferido durante o confronto.

A Perícia do GP/RS foi acionada e compareceu ao local, que fica às margens da BR116, para coletar evidências e realizar investigações adicionais. Durante a operação, foram apreendidas três armas de fogo com os indivíduos: uma pistola calibre .45, marca F.M.A.P., modelo D.G.F.M., e dois revólveres calibre .38, todas com as numerações raspadas. Também foram encontrados diversos estojos percutidos associados às armas de fogo.

Continua após a publicidade

Além das armas, foram apreendidas duas motosserras encontradas no porta-malas do veículo Nissan/Versa, assim como uma quantia em dinheiro e celulares em posse dos criminosos. Importante destacar que o veículo em questão estava em situação legal.

Os quatro indivíduos envolvidos eram maiores de idade e apresentavam extensos antecedentes criminais relacionados a roubo, furto, estelionato, receptação e outros crimes. Suas idades e locais de origem eram: 27 anos, natural de Caxias do Sul; 21 anos, também natural de Caxias do Sul; 48 anos, natural de São Francisco de Paula; e 48 anos, natural de Bom Jesus. A identificação dos indivíduos envolvidos será formalizada pelo IGP/RS em momento posterior.

A quadrilha, composta por indivíduos com extensos registros criminais, era originária de Caxias do Sul e era responsável por uma série de furtos e roubos de veículos na região serrana. Além disso, eram especialistas em extorsão, frequentemente exigindo pagamentos em dinheiro das vítimas para a devolução de seus bens.

Continua após a publicidade

A ocorrência policial foi encaminhada para a Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) de Caxias do Sul, onde serão tomadas as providências legais necessárias. O trânsito na BR 116 ficou bloqueado para permitir o trabalho da perícia no local.

As autoridades continuam investigando o caso para esclarecer todos os detalhes desse confronto e a atividade criminosa da quadrilha.