17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

A bandagem neuromuscular e sua utilidade

Estas tiras adesivas acrílicas antialérgicas, chamadas de bandagem neuromuscular, são colocadas para tratar lesões e outros problemas físicos.

18/06/2019 às 18h53
Por: Marcelo Dargelio Fonte: melhorcomsaude
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A bandagem foi inventada em 1970 e tem sido muito bem recebida em países como o Japão. Vamos ver abaixo por que esta técnica se mostrou tão útil em vários tratamentos, e não apenas para esportistas e atletas profissionais.

O que é a bandagem neuromuscular?

A bandagem neuromuscular, também conhecida como cinesiotapagem, é uma técnica que consiste na colocação de bandagens de algodão hipoalergênicas, resistentes à água e elásticas, em certas áreas do corpo que foram lesadas.

Para facilitar o movimento, as bandagens são fabricadas com um tipo de fibra que pode se estender até 140% a mais que seu comprimento original. 

Uma vez colocadas, elas podem passar vários dias na pele. No entanto, é necessário trocá-las depois de um tempo (geralmente, após 3-4 dias, dependendo do caso). Obviamente, as bandagens não afetam a flexibilidade ou impedem o movimento.

Pelo contrário, elas o favorecem para acelerar o processo de cura. Portanto, elas são um bom complemento para vários tipos de terapias (como a massagem).

As cores das bandagens

Dependendo do local de colocação, o tipo de tração, a lesão e outros fatores, a cor da bandagem vai variar. Por exemplo, as bandagens azuis e pretas têm a função de relaxar o músculo (elas têm um efeito analgésico), enquanto as bandagens rosa e amarelo são estimulantes.

E como elas funcionam? Bem, uma vez colocadas, o calor gerado pelo movimento ‘ativa’ (por assim dizer) uma espécie de massagem que elimina o desconforto.

Bandagem neuromuscular nas estremidades inferioresBenefícios oferecidos pelas bandagens

Deve-se notar que, embora sua eficácia não tenha sido demonstrada em ensaios clínicos, insiste-se em que é uma técnica que tem grande utilidade e que oferece os seguintes benefícios:

Facilitam a drenagem linfática.

Ativam a circulação.

Ajudam a melhorar a postura (corrige o alinhamento dos músculos fracos).

Fornecem suporte “extra” para as articulações e músculos.

Reduzem a fadiga muscular; isto é, reduzem a inflamação e aliviam a dor.

Além disso, considera-se que o uso dessas bandagens pode ser muito útil na redução do consumo de drogas anti-inflamatórias, como o ibuprofeno, que tem efeitos colaterais no organismo.

Para que elas são recomendadas?

Contraturas.

Dor nas costas.

Dores localizadas.

Lesões esportivas

Tensão muscular.

Síndrome do túnel do carpo.

Para tratar cãibras musculares.

Problemas de circulação e drenagem (celulite, flacidez, edema, etc.).

Como funcionam?

A bandagem é aplicada na área a ser tratada, com mais ou menos flexibilidade, sempre em posição de tensão, de modo que quando a pessoa voltar à sua posição normal, a bandagem terá um efeito do tipo “acordeão”.

A bandagem neuromuscular promove uma leve elevação da pele em nível microscópico, graças à flexibilidade e à forma ondulada da própria fibra. Dessa forma, a pressão da lesão diminui e evita estímulos que podem ser dolorosos.

Requisitos antes da aplicação da bandagem neuromuscular

A pele deve estar limpa, seca, depilada e sem qualquer tipo de creme ou óleo (uma vez que estes podem impedir que a bandagem grude).

As pontas da bandagem devem sempre ser arredondadas para uma melhor aderência.

Uma vez que a bandagem é colocada, é preciso esfregá-la suavemente algumas vezes para que fique bem aderida à pele.

Você pode tomar banho sem problemas com ela, mas é preciso tentar evitar tocar ou ensaboar a área onde as bandagens estão coladas.

Em caso de irritação, você deve ir a um profissional para remover as bandagens imediatamente. No entanto, deve-se ter em mente que, às vezes, é normal sentir um pouco de formigamento ou “coceira” devido ao aumento da circulação.

A considerar sobre a bandagem neuromuscular

É melhor ir a um fisioterapeuta para aplicar a bandagem após uma avaliação física. Embora pareça que sua aplicação é simples, deve ser evitado realizá-la em casa, sem qualquer conhecimento, visto que isso pode ser contraproducente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários