15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

ONG Vivendo Esporte realiza entrega dos novos uniformes em núcleos de Bento

Crianças dos núcleos do Abraçaí e da Escola Maria Borges Frota foram agraciadas com a nova camiseta do projeto Paixão Pelo Esporte – Ano 4, que fomenta o voleibol e promove a transformação social por meio do esporte.

05/10/2023 às 15h32 Atualizada em 05/10/2023 às 17h37
Por: Kevin Sganzerla
Compartilhe:
Foto: Kévin Sganzerla
Foto: Kévin Sganzerla

A prática esportiva vai muito além de seus benefícios para a saúde física e mental. Ela tem o poder de transformar vidas e criar um ambiente de desenvolvimento que prima, sobretudo, pelos valores e pela inclusão social. É com essa premissa que a ONG VIVENDO ESPORTE promove, por meio da prática do voleibol, a transformação social. Através do Projeto Paixão Pelo Esporte – Ano 4, crianças dos núcleos dos núcleos da Associação Bento-Gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (ABRAÇAÍ) e da Escola Maria Borges Frota, de Bento Gonçalves, tiveram um dia especial com a entrega do novo uniforme, adequando ainda mais a prática esportiva para os jovens.

A ONG Vivendo Esporte fomenta o voleibol no Abraçaí há mais de quatro anos. Foi justamente neste núcleo no qual a entidade iniciou suas atividades na Capital Brasileira do Vinho, atendendo crianças em situação de vulnerabilidade social com atividades de contraturno escolar.

“Nós iniciamos o trabalho no núcleo do Abraçaí por meio do Fundo Municipal. Foi difícil no início, mas hoje conseguimos ampliar, atendendo mais de mil crianças. Só temos a agradecer ao poder público municipal, ao Abraçaí e a todos os pais que acreditam no nosso trabalho”, comenta o fundador e idealizador da ONG, Ronaldo Royal.

Ronaldo Royal, ex-jogador de vôlei, é o fundador da ONG, que atende mais de 1300 crianças / Foto: Kévin Sganzerla

Durante a entrega dos novos uniformes, o evento contou com a presença do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, e do Secretário de Esportes de Desenvolvimento Social, Eduardo Verissimo, que aproveitaram a ocasião para jogar com os alunos do projeto social. “Enquanto secretário de esportes acompanhamos o projeto, que começou com o Fundo Municipal e que agora foi ampliado, com crianças sendo incluídas no esporte. Nós que viemos do esporte sabemos que o esporte é além do esporte: ele é inclusão, é formador de cidadãos e faz com que as crianças sejam felizes, e é isso que queremos”, destaca Verissimo.

A diretora do Abraçaí de Bento Gonçalves, Eliana Casagrande Lorenzini, também enalteceu a importância do projeto da ONG Vivendo Esporte e comemorou a significativa transformação promovida às crianças e adolescentes por meio do esporte: “A energia das crianças no esporte é uma coisa surpreendente. Eles conseguem tirar toda aquela energia negativa que eles têm e transformam isso em positivo. O esporte é imprescindível e esse trabalho nos ajuda muito para que essas crianças de vulnerabilidade social consigam se superar a cada dia”, pondera.

Foto: Kévin Sganzerla

Além da presença do poder público municipal, a entrega dos novos uniformes contou com a presença de dois apoiadores do projeto: a RGE e o Instituto CPFL, que estiveram acompanhando e conhecendo as atividades promovidas pela ONG Vivendo Esporte.

Na Escola Maria Borges Frota, no bairro Zatt, os alunos também foram agraciados com o novo manto do projeto. “Nós do Instituto CPFL, junto com a RGE, estamos visitando projetos aqui na região e é sempre um prazer ver de perto a transformação social que é proporcionada através desses projetos. Notamos o quanto essas crianças precisam de uma atividade física, de uma interação, isso ajuda muito na cooperação das crianças umas com as outras. Também vemos relatos de pais que isso melhora na condição escolar, na concentração. É um prazer contribuirmos colocando um tijolinho nessa construção, nessa transformação social que tanto queremos ver”, comenta o produtor de investimento social do Instituto CPFL, Everton Zaniboni.

A consultora de negócios da RGE, Laise Grzebieluckas salienta a importância do patrocínio da empresa no fomento de projetos sociais que possibilitam a convivência das crianças em harmonia, em um ambiente saudável e propenso para o seu desenvolvimento. “A RGE enxerga esse patrocínio como uma sementinha que estamos plantando para um futuro melhor para essas crianças. Entendemos que o projeto, junto com a instituição e as escolas, consegue facilitar com que os jovens conheçam o esporte e conheçam todos os benefícios que vêm por meio dele”, complementa.

O Projeto Paixão Pelo Esporte – Ano 4 é patrocinado pelo Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o apoio do Instituto CPFL, Ceran, Dalmóbile, Transmaria Transportes, Vinhedos Transportes, Tibre estruturas e Super Greppar.

A ONG Vivendo Esporte

Fundada no dia 2 de fevereiro de 2015, a ONG Vivendo Esporte tem como principal finalidade a promoção da transformação social por meio do esporte, em especial o voleibol, oferecendo a prática esportiva para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Além disso, trabalha na captação de projetos que envolvem outras frentes, porém voltando-se sobretudo ao âmbito social. Com núcleos em municípios de Bento Gonçalves-RS, Pinto Bandeira-RS, Nova Roma do Sul-RS, Sorocaba-SP, Mairinque-SP, Alumínio-SP, São Roque-SP, Salto de Pirapora-SP e Votorantim-SP, a ONG Vivendo Esporte atualmente atende mais de 1300 jovens com atividades no contraturno escolar. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários