Pela primeira vez na história, o Ministério do Turismo estará presente à maior procissão religiosa do país, o Círio de Nazaré. Destinado ao desenvolvimento de políticas públicas para impulsionar o turismo brasileiro, o MTur contará com um espaço para receber ministros e parlamentares convidados pelo ministro do Turismo, Celso Sabino. O estande Casa da Cultura funcionará na Avenida Nazaré, 489, entre a Benjamin Constant e a Quintino Bocaiuva e proporcionará atendimento técnico sobre os programas e políticas do MTur.
Os ministros da Cultura, Margareth Menezes, e da Previdência Social, Carlos Lupi, estão entre os confirmados na comitiva organizada pelo Ministério do Turismo que contará, ainda, com os deputados federais Saullo Vianna (RJ), Murillo Gouveia (RJ), Zeca Dirceu (PT), Professora Goreth (AP), Clodoaldo Magalhães (PE), e a prefeita de São José dos Pinhas (SP), Margarida Singer.
“O turismo religioso é um segmento com um enorme potencial de crescimento, e queremos mostrar ao Brasil e ao mundo essa celebração que leva milhares de pessoas às ruas de Belém em um momento de fé e de amor ao próximo. Não podemos nos esquecer de todo o potencial do setor para a movimentação econômica de uma cidade e também estamos atentos a isso”, comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e com a Secretaria de Turismo do Estado, a capital paraense receberá durante o Círio deste ano 80 mil turistas de outros estados e países - número 33,7% superior ao ano de 2022 – e movimentará R$ 150 milhões na economia do estado. Segundo a pesquisa, os principais meios de hospedagem desses visitantes são hotel (47,45%), casa de parentes (31,55%) e casa de amigos (16,87%).
AGENDA PREVISTA– Na programação da comitiva também estão previstas visitas técnicas ao Museu do Círio, à Basílica de Nazaré, bem como o acompanhamento da procissão fluvial, da Trasladação e da procissão prevista para domingo, dia 08 de outubro.
Na sexta-feira (06.10) e sábado (07.10), técnicos do Ministério do Turismo estarão no estande realizando atendimentos, ajudando em financiamentos e tirando dúvidas de empresários e empreendedores sobre o Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Por Lívia Nascimento
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo