Nesta segunda-feira, 2 de outubro, durante a sessão da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, a Associação Ambientalista de Educação, Cultura e Orientação (AAECO) prestou uma homenagem aos vereadores Agostinho Petroli, Eduardo Pompermayer, Edson Biasi e José Gava em reconhecimento ao papel crucial que desempenharam na defesa do meio ambiente no município.
A homenagem foi entregue pelo secretário geral da AAECO, Gilnei Rigotto, que destacou a importância dos votos dos vereadores no ano passado, quando se posicionaram contrários à desafetação e venda de áreas do município, que constavam nas matrículas como áreas verdes. No entanto, um fato inesperado surgiu durante o leilão dessas áreas neste ano, quando algumas delas foram identificadas como Áreas de Preservação Permanente (APPs), causando surpresa e indignação entre os membros da ONG.
A AAECO tomou medidas legais, resultando em um inquérito em andamento no Ministério Público, que inicialmente estava sob os cuidados do promotor Dr. Alécio Nogueira. Após a descoberta das APPs, um novo inquérito foi aberto, agora sob a responsabilidade da Dra. Carmem Lucia Garcia, especializada em Meio Ambiente.
Gilnei Rigotto ressaltou que o prefeito e todos os vereadores foram oficialmente notificados para revisar o projeto em questão diante das diversas preocupações levantadas. Após mais de um ano, o prefeito retirou o projeto, o que, segundo Rigotto, corrobora a posição da AAECO desde o início.
Rigotto também enfatizou a importância de os vereadores prestarem mais atenção aos ofícios enviados pela entidade, destacando que a AAECO só faz solicitações quando tem certeza dos casos ambientais, após estudos minuciosos e embasados tecnicamente, tudo em prol da defesa do meio ambiente coletivo.
Essa homenagem serve como um lembrete de que o engajamento e a defesa do meio ambiente são essenciais para a preservação das áreas naturais de Bento Gonçalves, e a AAECO espera que mais vereadores se juntem a essa causa em prol do futuro sustentável do município.