Assim como acontece com os humanos, o clima mais frio representa uma ameaça a saúde dos animais de estimação. Os donos de animais idosos , em especial, precisam se atentar as dores articulares, já que cães e gatos de idade mais avançada costumam apresentar doenças osteoarticulares e nos dias mais frios as dores podem se tornar agudas.
A artrose é umas das enfermidades mais comuns nas articulações e representa cerca de 70% desses problemas nos cães. Como a enfermidade tem progressão lenta e crônica, muitos casos não são identificados e o dono precisa ficar atento aos sinais, como demonstração de dores agudas nos dias mais frios.
Os principais motivos para a incidência da patologia são artrite, processos autoimunes, sobrecarga articular, obesidade e dietas inadequadas. A displasia e o traumatismo também são algumas das causas por trás da doença.
Ainda bem que existem formas de diminuir as dores que esses animais sentem. Tratamentos à base de anti-inflamatórios proporcionam melhor qualidade de vida ao animal afetado. É recomendada também uma rotina de exercícios e até mesmo fisioterapia. O tutor deve observar se o peso do animal está adequado ao porte, proporcionar uma dieta balanceada e adequar o local onde o animal vive com o uso de tapetes ou pisos que facilitem a movimentação do pet.
Busque sempre orientação de um profissional para cuidar da saúde do seu pet, ele merece!
Mín. 13° Máx. 29°