14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Farrapos é superado pelo Pasteur-SP e encerra participação no Super 12

Pela primeira vez na história do clube, time alviverde termina um confronto de Campeonato Brasileiro sem pontuar.

02/10/2023 às 08h43 Atualizada em 02/10/2023 às 15h33
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Kévin Sganzerla
Foto: Kévin Sganzerla

O Farrapos se despediu do Campeonato Brasileiro de Rugby - Super 12 neste sábado (30), após ser superado pelo Pasteur-SP pelo placar de 20 a 0, no Estádio da Montanha, em confronto direto que valia a vaga à final da competição. O time alviverde encerrou a sua participação entre os quatro melhores times de rugby do país pela sexta edição consecutiva do campeonato.

Apesar dos esforços e do apoio da torcida, que se fez presente em peso nas arquibancadas da Velha Montanha, o Farrapos não conseguiu o resultado que necessitava para alcançar a sua terceira final de Campeonato Brasileiro. Desde que conquistou a vaga à elite do rugby brasileiro, em 2010, o time alviverde nunca havia finalizado uma partida da competição nacional de rugby XV sem pontuar. 

O jogo:

As equipes protagonizaram um embate intenso dentro das quatro linhas. O Pasteur, com um grupo repleto de jogadores da Seleção Brasileira, pressionou o time alviverde com e sem a bola, dificultando as jogadas ofensivas do time alviverde. O Pasteur abriu o placar ao conseguir quebrar a linha defensiva do time da casa. Logo após o cartão amarelo de Murillo, que deixou o Farrapos com um a menos, Guibby, após cobrança de line na linha de 10 metros, anotou o primeiro try do time paulista. 

O Pasteur teve um de seus atletas expulso da partida após agressão ainda na etapa inicial, deixando o time paulista também com um jogador a menos em campo. A equipe paulista, no entanto, não deixou de pressionar. Quando o Farrapos tentava se desvincilhar da pressão adversária, Facundo Flores teve chute bloqueado e Henrique Coletta ampliou a vantagem com try e com conversão de Spago: 12 a 0 no primeiro tempo. 

Na etapa derradeira, os visitantes aumentaram o placar com penal de Spago e, posteriormente, com try de Edu, após rápida troca de passes pelo lado direito, com a bola chegando até a ponta para alcançar o ingoal, colocando o time paulista ainda mais perto da vitória, 20 a 0. 

O Farrapos buscou a reação na metade final do segundo tempo e criou diversas oportunidades para tentar encostar no marcador. Porém, não parecia ser o dia da equipe alviverde. As rápidas trocas de passes no setor ofensivo não resultavam em try e o alviverde pecava na efetividade. Nos mauls formados muito próximos do ingoal após lines, a equipe bento-gonçalvense conseguia empurrar o adversário, porém cometia Knock-on (quando a bola cai para frente), resultando em penais a favor do Pasteur. Mesmo com um volume de jogo maior, sobretudo quando esteve com até dois jogadores a mais em campo, o alviverde parou na forte defesa do time paulista, que apenas capitalizou o jogo para garantir a vantagem no placar e a classificação. 

A equipe comandada pelo técnico Javier Cardozo encerrou o Campeonato Brasileiro na quarta colocação com 13 pontos somados na fase do hexagonal, mesma pontuação que o Jacareí, que ficou com o terceiro lugar. A equipe alviverde conquistou seis vitórias, um empate e sofreu quatro derrotas na competição nacional. A final será decidida entre a Poli-SP, atual campeã brasileira, e o Pasteur-SP, que não disputa uma decisão de título do campeonato há 10 anos. 

Foco no Campeonato Gaúcho

O foco agora passa a ser o Campeonato Gaúcho de Rugby. No sábado (7), o Farrapos vai em busca do seu 12º título consecutivo da competição estadual. Para isso terá que superar o rival Charrua, na Sociedade Hípica Porto-Alegrense, na capital gaúcha. 

5ª rodada - Hexagonal do Super 12

Desterro-SC 24 x 28 São José-SP

Jacareí-SP: 14 x 21 Poli-SP

Farrapos 0 x 20 Pasteur-SP

Classificação final:

1º Poli-SP: 21

2º Pasteur-SP: 21

3º Jacareí-SP: 13

4º Farrapos: 13

5º São José-SP: 5

6º Desterro-SC: 1

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários