Em partida que fez jus a sua importância, Borussia/Rosário e Aston Villa travaram um grande embate valendo o título da categoria Livre da Taça Fenavinho 2023, na tarde deste domingo, dia 1º, no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos. Após um confronto frenético, sobretudo no primeiro tempo, as equipes ficaram no empate em 2 a 2, decidindo o troféu nos pênaltis. Com duas defesas do goleiro Lucas Franchini, o Borussia faturou o título da competição amadora de Bento Gonçalves, e de forma invicta.
O jogo:
Com um bom público presente, Borussia e Aston Villa protagonizaram um confronto bastante equilibrado. O Aston Villa começou melhor na partida, sendo efetivo no setor ofensivo. O placar do jogo foi inaugurado por Adrian. Após jogada individual de Negão, a bola sobrou com Idrian que girou e cruzou para o atacante, o qual mergulhou na bola para balançar as redes, 1 a 0.
Não demorou muito para o Aston Villa ampliar a vantagem. Em finalização certeira de Perondi, a bola bateu no travessão e entrou. O bandeira correu para o meio de campo, mas o árbitro Rafael Klein não assinalou gol. Na sequência do lance, o zagueiro Júlio defendeu com as mãos o chute do jogador do Aston Villa e a arbitragem marcou pênalti e expulsou o atleta. Porém, ao consultar o assistente, Klein apontou para o meio de campo: 2 a 0 para o Aston Villa e cartão vermelho anulado.
Em busca de reação, o Borussia colocou mais um atacante ainda na etapa inicial. Em cobrança de escanteio de Pepsi, o centroavante Ala, livre na pequena área, desviou para diminuir a vantagem, 2 a 1. Ainda no primeiro tempo, em mais uma bola parada alçada na área, Illa aproveitou o rebote da defesa do Aston Villa para anotar o gol de empate, 2 a 2.
No segundo tempo, o jogo ficou mais cadenciado, porém com o Borussia contando com maior volume de jogo. Ambas as equipes construíram boas oportunidades para fazer o terceiro, porém tiveram pouca efetividade nos arremates. A melhor chance surgiu praticamente no último lance de partida. Em jogada de velocidade do Borussia, Zaccaron foi acionado na área e desviou para a grande defesa do goleiro Erick, que salvou o que seria o gol da vitória. Com o empate, o jogo foi decidido nas penalidades.
Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Lucas Franchini, que efetuou duas defesas. O Borussia errou somente uma cobrança e venceu por 4 a 2, conquistando o título da Taça Fenavinho. A equipe fez a festa com a sua torcida no gramado do Estádio Montanha dos Vinhedos.
Categoria Veteranos
Nos Veteranos, foram definidos os classificados às semifinais. O Juventus superou o DVN TG por 4 a 2, enquanto que o Ouro verde garantiu a sua classificação com vitória diante do Dona Bete por 2 a 1. Com isso, Fim de Carreira, que folgou na última rodada, Juventus, DVN TG e Ouro Verde seguem vivos na briga pelo título da competição.
Mín. 14° Máx. 25°