A Envase Brasil está passando por uma transformação sob a gestão do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), que busca estreitar as relações com os setores de bebidas e alimentos. A primeira edição da feira sob essa nova administração está programada para abril de 2024, com o objetivo de apresentar os potenciais da Envase Brasil e compreender as demandas do segmento.
Durante o processo de construção conjunta da feira, ocorrido na sede da entidade e na CIC de Caxias do Sul, empresários do setor de máquinas e equipamentos participaram das discussões. A presidente do CIC-BG, Marijane Paese, destacou que a intenção é promover o desenvolvimento econômico, trazendo empresas para colaborar na formação da nova Envase Brasil.
A aquisição da feira, oficializada em julho, foi motivada pelo potencial de crescimento do setor. O Rio Grande do Sul abriga mais de 2 mil empresas fabricantes de máquinas e equipamentos industriais, sendo 70 delas localizadas em Bento Gonçalves, um importante polo vitivinícola brasileiro. O estado também se destaca como lar do maior número de empreendimentos de cerveja artesanal e de azeite de oliva do país, além de ser um dos três maiores produtores de laticínios e derivados no Brasil.
A crença no desenvolvimento da feira é respaldada pela representatividade do CIC-BG. A presidente Marijane Paese ressaltou a concentração de fabricantes no estado como justificativa para sediar a feira no Rio Grande do Sul. Estratégias estão sendo elaboradas em colaboração com o governo estadual, visando promover as empresas locais e buscar parcerias para atrair visitantes estrangeiros. “A realização da feira aqui no Rio Grande do Sul se justifica pela concentração de fabricantes no Estado, e estamos construindo estratégias com a participação do governo estadual, afinal estão no Rio Grande do Sul as empresas que precisamos promover, inclusive, buscando parcerias para trazer visitantes do exterior. Com as relações institucionais que a entidade tem, nós conseguimos prospectar a feira de uma forma diferente”, reforçou Marijane.
Além disso, o CIC-BG está trabalhando em conjunto com a cadeia produtiva para articular as pautas a serem discutidas nas propostas de conferências e workshops do evento. A entidade busca utilizar suas relações institucionais para prospectar a feira de maneira diferenciada e promissora.
CIC-BG apresenta feira em Caxias
O CIC-BG está trabalhando para promover, com parceiros como Apex, Sebrae e Abimaq, atividades como projeto comprador e rodadas de negócios e de relacionamento. Outras ações são o trabalho na promoção do azeite de oliva gaúcho e na ampliação da presença de gráficas, além da articulação com agências de turismo, tornando esse um atrativo a mais para aproveitar o enoturismo e outros roteiros da cidade.
Nesses encontros, os empresários conhecem formas e condições para participar da feira, que ocorrerá de 23 a 25 de abril do próximo ano, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Nesta quinta-feira, 28, o CIC-BG ampliou o estreitamento da feira com o segmento de Caxias do Sul, polo metalmecânico do Estado, onde realizou encontro na entidade irmã para compartilhar as novidades da feira e convidar o setor local a participar da criação da nova Envase Brasil. “Estamos trabalhando com diversas entidades setoriais também, focando num público gerador de negócio”, disse Marijane.
Três atividades âncoras, um para cada dia do evento, estão programados para a nova edição, incluindo uma conferência sobre segurança de alimentos e bebidas e meetings voltados ao setor cervejeiro e ao setor vinícola. A feira também criará, a partir da próxima edição, o Troféu Envase Brasil, a ser entregue a expoentes do segmento de bebidas.
Mín. 13° Máx. 20°