Esporte Rugby
"Vamos atentos ao que vai ser a batalha emocional deste jogo", projeta o técnico do Pasteur
Fernando Portugal, ex-treinador da Seleção Brasileira, salienta a dificuldade em enfrentar o alviverde no Estádio da Montanha. Farrapos e Pasteur decidem uma das vagas à final do Super 12 neste sábado (30).
28/09/2023 13h11 Atualizada há 1 ano
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Ale da Costa

O Pasteur tem a missão de alcançar a final do Campeonato Brasileiro depois de 10 anos em busca do tricampeonato. Porém, apesar da vantagem na tabela de classificação, o time paulista terá uma difícil tarefa: vencer ou, no mínimo, empatar com o Farrapos no Estádio da Montanha, onde o time alviverde está invicto nesta temporada. O confronto decisivo valendo vaga à final do Super 12 ocorre neste sábado (30), às 15h, em Bento Gonçalves. 

A equipe paulista, que ocupa a vice-liderança com 17 pontos no hexagonal, quatro a mais em relação ao Farrapos, está invicto no Campeonato Brasileiro. No elenco, o Pasteur conta com diversos atletas que fazem parte da Seleção Brasileira, além de outros jogadores que já vestiram a camisa verde e amarela, dentre eles o próprio treinador Fernando Portugal, o qual atuou como jogador, sendo capitão da seleção, e como técnico. 

Robson 'Varejão' é um dos atletas do Pasteur que atuam na seleção Brasileira e que vai atuar no Panamericano 2023 / Foto: Ale da Costa

Agora, à frente do Pasteur, Portugal tem o objetivo de levar o clube ao tricampeonato. O último título da equipe paulista foi conquistado apenas em 1994. Para isso, o Galo, como é conhecido o time, necessita passar pelo Farrapos na última rodada para seguir sonhando com o troféu. 

O treinador projeta um duro embate diante da equipe alviverde, e pondera a necessidade de se atentar ao aspecto psicológico da partida, uma vez considera o Farrapos significativamente forte atuando em seus domínios. "O Farrapos tem uma equipe muito física, que tem um bom pack de forwards, tem boas formações fixas de scrum e line e tem jogadores muito experientes. É um grupo que é difícil de ser batido emocionalmente, tecnicamente e fisicamente, mas muito emocionalmente. Jogando em casa são muito fortes. Vamos para o confronto muito atentos ao que é a logística da viagem, visando cuidar dos atletas para que eles tenham descanso e uma boa alimentação, e vamos muito atentos ao que vai ser a batalha emocional desse jogo", pondera. 

Continua após a publicidade

Além da preocupação em atuar no Estádio da Montanha, Portugal salienta que a logística também se torna um aspecto importante para a partida e que exige atenção do clube. Por isso, o Pasteur vai viajar para Bento Gonçalves um dia antes, visando sofrer um menor impacto devido ao deslocamento. "Realmente faz muito tempo que o Pasteur não joga contra o Farrapos, desde 2017, que foi outro jogo decisivo. O Farrapos tem uma particularidade nos jogos que eles são mandantes que é a distância que a gente tem para jogar. É uma logística toda diferente da qual estamos habituados. Se os jogadores estão acostumados com a rotina que eles têm pré-jogo, quando a gente joga em Bento Gonçalves muda tudo, então existe uma particularidade nesse jogo", avalia Portugal. 

Último confronto entre as equipes ocorreu na semifinal do Brasileiro de 2017, com vitória do Farrapos por 24 a 5 / Foto: Kévin Sganzerla

O treinador do Pasteur não deixa de enaltecer o trabalho desempenhado pelo Farrapos que, apesar de estar distante do polo do rugby no Brasil, ou seja, São Paulo, consegue fazer frente às equipes paulistas, as quais contam com atletas da Seleção Brasileira. "É uma equipe que, diferente das outras, que mais ou menos são satélites do sistema de alto-rendimento da CBRu, que são as equipes que estão aqui em torno da academia de alto rendimento, em São Paulo, o Farrapos está distante e ainda assim se mantém muito forte, o que dá isso muita identidade para esse grupo", destaca o treinador do Pasteur. 

Portugal salienta que, apesar de o clube ter como objetivo chegar a uma final de Campeonato Brasileiro, o foco principal do Pasteur na atual temporada está substancialmente direcionado na construção do grupo. "Nosso foco está na maneira que queremos se relacionar entre nós e com o mundo, na maneira que quereros que seja nosso comportamento e nosso jogo. Tiramos um pouco do foco de jogar a competição e passamos a fazer muito foco em jogar os jogos. Portanto, o foco máximo é vivenciarmos bem esse jogo, dentro do que acreditamos de como somos como grupo, como time e como indivíduos. Não estamos fazendo foco no que vale para o campeonato esse jogo, mas sim o que vale esse jogo para a construção da nossa equipe", comenta. 

Continua após a publicidade

Confira também o histórico do confronto entre Farrapos e Pasteur-SP

Serviço de jogo:

5ª rodada do Hexagonal do Super 12 de 2023

Farrapos x Pasteur-SP 

Data e horário: 30/09 - 15h

Local: Estádio da Montanha

Entrada franca