Muitas das tendências de moda que prometem fazer sucesso no outono/inverno já apareceram em temporadas anteriores, inclusive na primavera/verão . De acordo com Daniela Penteado, especialista em tendências da WGSN, a fronteira simbólica entre as estações do ano estão desaparecendo e, por isso, vai ser cada vez mais comum ver as influências mescladas.
Os tons de verão na paleta de inverno estão cada vez mais misturados e os designers estão provando que as flores românticas de primavera e o tie-dye para os festivais não são apenas para os meses de verão. Estamos embarcando em um universo cada vez mais atemporal e as cores e estampas, estão sendo prolongadas da primavera/verão para o outono/inverno", explica.
Assim, a influência retrô, as roupas com propostas mais utilitárias e a moda com pegada esportiva e urbana, por exemplo, estão voltando reformuladas não só da última temporada , mas continuam se mantendo em alta há alguns anos e devem seguir dessa forma.
Essa forte influência das décadas passadas no "streetwear" é algo que já estava sendo observada com a popularização dos daddy sneakers e das pochetes, assim como as estampas xadrez e peças jeans "oversized" ou com lavagens desgastadas, que seguem no bom e velho estilo “roupas da mamãe”, também voltaram a chamar atenção.
"Nesse momento, os anos 80 e 90 estão ainda mais vivos dentro das composições e trazem um visual extravagante característico da época", complementa a estilista e consultora de moda Viviani Severin. E isso vai ser refletido em diversos aspectos da moda; confira:
As peças que vão fazer sucesso nessa temporada outono/inverno
A especialista da WGSN reforça que existem algumas peças-chave que vão chamar atenção nas vitrines durante o outono/inverno 2019, mas que também devem se prolongar para as próximas temporadas. "Entre elas estão as blusas de cetim e seda, cortadas em formas soltas com decotes suaves, peças com mangas volumosas e as jaquetas e capas de shearling de inverno, que assumem um visual inspirado no vintage", diz.
Além disso, os cortes ousados vão fazer toda a diferença nas roupas. "Os vestidos de tecido e saias-midi ganharam bainhas assimétricas e cinturas marcadas, e veremos muitas peças com ombros superdimensionados, que serão equilibrados com comprimentos recortados. Além disso, teremos muitos detalhes na cintura, que deixam o corpo bem marcado, e drapeados, que dão aos vestidos um toque contemporâneo."
Babados, transparências, camadas e rendas abertas também vão fazer parte dos detalhes que chamam atenção no outono, assim como os overlaços e o peplum (blusas com um babado na parte de baixo) — que voltaram com tudo —, tudo isso com a influência da moda retrô.
A estilista e consultora ainda segue a lista: "Os pelos e plumas surgem em punhos e golas, assim como em jaquetas e barras de calças. Casacos com ombros avantajados, calças no estilo anos 80 e 90, assim como as saias de cintura alta, não podem faltar no seu closet. E ainda: combinar uma peça de tweed, com outra básica, será grande tendência dessa temporada".
Outros itens imperdíveis para o outono/inverno, segundo Viviani, são os ponchos com cortes desestruturados, calça pantalona de cintura alta, vestidos e saias com franjas que seguem o estilo dos anos 1920, over cintos, peças com brilho em diversos materiais, como metalizado, plástico e paetês, estampadas misturadas ou ombreiras.
Outra pegada vintage virá dos lenços. "Eles ganharam estampas que variam de barroco, a paisley e flores arrojadas, e se encaixam em uma tendência crescente e minimalista que coincide com o aumento da sustentabilidade na produção de roupas femininas", afirma Daniela.
Tecidos, cores e estampas para o outono/inverno 2019
Quando o assunto são as estampas só há uma resposta certa: animal print. Segundo Viviani, as inspirações de onças, zebras e cobras vão invadir o cenário nessa temporada, incluindo as peças mais formais, para criar um conceito "clássico ousado". "Veremos tudo isso repaginado, com mistura inusitadas dessas estampas", afirma.
Daniela complementa que outra ideia que vai aparecer bastante são as listras esportivas e o xadrez em uma pegada "street chic", dando um toque da moda urbana para peças mais sofisticadas. "Sobre as cores, vemos que os estilistas estão focando nos tons naturais, que se tornou uma tendência chave, e também apostam no tom queridinho da moda: o preto", diz.
Mas isso não significa que as cores vivas não são importantes para manter o estilo em dia. "A tendência, nesse caso, está mais propensa para que elas chamem atenção em looks de uma cor só. A ideia agora não é tanto misturar e contrastar cores vivas e intensidade é fundamental para criar uma paleta essencial de outono."
Assim, as cores têm tonalidade forte e trazem uma sensação de "luxo". Tons fortes de pedras preciosas garantem extravagância e os tons vibrantes, como o vermelho e o "hot pink", vão se sobressair em meio à paleta neutra dos dias frios. "O neon também não vai sair de cena e agora está compondo um look ainda mais efervescente, que é o psicodélico: uma aposta ultra moderna para essa estação", completa Viviani.
Segundo Daniela, os tecidos de alfaiataria vão aparecer em diferentes contextos. "Ternos masculinos e peças clássicas trazem xadrezes tradicionais , riscas de giz e estampas espinha de peixe. Os looks utilitários clássicos ganham uma proposta fluida e minimalista, dando ao algodão um visual sofisticado. Veludos e brocados retornam com uma pegada nobre, reforçando as referências históricas do tema e os cetins de seda surgem como novidade", diz.
Sapatos e acessórios que também vão chamar atenção na temporada
A ideia esportiva traz os tênis robustos de uma forma evoluída. Essa tendência foi onipresente em 2018 e, para o outono deste ano, os detalhes de peças de trilha e as botas com plataforma devem fazer sucesso, já que as influências dessas propostas já são sentidas no segmento de calçados como um todo.
Saltos geométricos, assim como botas coloridas , principalmente nas cores brancas e vermelhas, voltaram para tornar a estação mais fashion. Apesar disso, é bom manter o branco em doses menores daqui até a primavera/verão 2020. Além disso, fique de olho nos modelos com cano na altura do joelho, para ditar as tendências para o outono do próximo ano.
As pochetes e os acessórios de cabelo também ganharam espaço e chegaram ao ápice no outono/inverno 2019. Esse acessório esportivo foi hit em diversos mercados. Para as próximas temporadas, é hora de pensar em versões mais sofisticadas.
Reprodução delas.ig.com.br
Mín. 13° Máx. 20°