No inverno, muitas pessoas tem o hábito de tomar banho bem quente e demorado para espantar o frio. Mas cuidado! O que as pessoas não sabem é que eles podem agravar doenças de pele já existentes e desenvolver novas.
O frio, causa a diminuição do suor e da menor ingestão de água. Por isto, é de grande importância ter alguns cuidados para evitar ou piorar doenças de pele comuns no inverno.
Como surgem as doenças de pele comuns no inverno?
Conheça alguns fatores que contribuem para que as doenças de pele apareçam. A principal delas é a diminuição da oleosidade natural da pele, que nos ajuda a protegê-la da penetração de bactérias, fungos, vírus e agentes que desencadeiam as alergias.
Essa camada protetora da pele diminui durante o tempo frio porque suamos menos. Assim, as células que produzem a gordura trabalhem menos. Os banhos mais quentes e mais demorados, causam consequências como a diminuição a proteção natural e tornam a pele ainda mais suscetível a irritações.
Quais são as doenças de pele comuns no inverno?
Eczemas – podem ser causados por fungos ou alergias. Em bebês, normalmente provocam erupções vermelhas no rosto, couro cabeludo, orelhas, braços e pernas. Já em crianças, as erupções aparecem nos joelhos, pulsos, cotovelos e tornozelos. A coceira e as manchas brancas na pele também são sinais de eczemas. Para evitar as lesões, você pode hidratar a pele. E caso elas apareçam, procure um médico.
Dermatite seborreica – geralmente aparece onde a pele é mais oleosa, como no couro cabeludo – e pode provocar desde caspa até escamas amarelas na região. Outros sinais são manchas vermelhas na pele, pele gordurosa e inchada, sensação de coceira e queimadura. Você pode tratar com cremes e shampoo anticaspa. Se o caso for mais grave, é possível que o médico tenha que receitar o uso de corticoides.
Dermatite atópica – é uma alergia crônica relacionada à falta de hidratação na pele. Os sinais dessa complicação são manchas vermelhas na pele, coceira e lesões, que podem formar crostas e soltar secreções. Quando aparecem em bebês, as feridas se atingem mais o rosto, os braços e as pernas. Já nas crianças e adultos, as lesões aparecem mais nas dobras do corpo (joelhos, cotovelos e pescoço). Para ajudar a prevenir as lesões, evite tomar banhos quentes e usar buchas nas áreas afetadas e escolha sabonetes e hidratantes com pH neutro.
Psoríase – é uma complicação crônica e cíclica, isso é, apresenta sintomas que aparecem e desaparecem periodicamente. Os sintomas incluem manchas vermelhas na pele com escamas esbranquiçadas, pequenas manchas brancas ou escuras depois de lesões, pele ressacada e rachada, coceira, dor e queimação, unhas grossas e descoladas, inchaço e rigidez nas articulações. O tratamento varia conforme a gravidade da doença.
Cuidados para evitar doenças de pele comuns no inverno
- Evitar tomar banhos muito quentes e demorados;
- Secar bem a pele com toalhas;
- Utilizar um bom hidratante corporal após o banho;
- Usar protetores labiais específicos para hidratação;
Busque sempre orientação médica !
Mín. 17° Máx. 27°