Segurança Fraude
São João manifesta-se sobre operação da PF em suas farmácias
Rede de farmácias informa que recebeu a operação com naturalidade e está colaborando com a Polícia Federal
27/09/2023 09h31 Atualizada há 1 ano
Por: Renata Oliveira
Em Bento Gonçalves, duas lojas receberam a visita dos policiais nesta terça-feira, 26. Crédito: Divulgação/PF

Depois de diversas filiais da Rede de Farmácias São João serem alvos da Operação da Polícia Federal que investiga fraude na compra de medicamentos no Programa Farmácia Popular, a empresa lançou uma nota de esclarecimento destacando que estão colaborando com os agentes e que garantem estarem dentro da lei. Em Bento Gonçalves, duas lojas receberam a visita dos policiais nesta terça-feira, 26.

Durante toda esta terça-feira, 26, agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão em várias cidades do Rio Grande do Sul devido investigações que apontam para uma fraude praticada pela Rede de Farmácias São João envolvendo a venda fictícia de medicamentos por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil, do Governo Federal, que tem por finalidade complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde - APS, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Em Bento Gonçalves, duas filiais receberam os agentes, sendo uma delas na Avenida Osvaldo Aranha.

Por volta das 18h40min, a empresa lançou, em suas redes sociais, uma nota oficial sobre o assunto e destacou que estarão colaborando com as investigações e que garantem estarem dentro da lei. Confira abaixo a nota:

Em relação à Operação Indebitus, a Rede de Farmácias São João esclarece que:

Continua após a publicidade


1) Recebe a ação com naturalidade e está em plena colaboração com a Polícia Federal.

2) O programa Farmácia Popular representa apenas 1% de toda a receita da empresa, mas se trata de uma importante prestação de serviços para a comunidade, mantido pela São João com um rigoroso controle interno.

3) O grupo entende a necessidade de permanente fiscalização, sobretudo por envolver recursos públicos. 

Continua após a publicidade

4) Os fatos estão sendo apurados e, se confirmado o envolvimento pontual de algum colaborador, será punido de forma exemplar.

5) Todos os nossos procedimentos são realizados em estrita conformidade com a legislação e as condutas e valores expressos em nosso Código de Ética, continuamente reforçados em orientações e treinamentos. 

Somos a quarta maior rede varejista de medicamentos do Brasil, com cerca de 20 mil colaboradores e mais de 1.000 estabelecimentos, atendendo milhões de consumidores na região Sul do país. A eles e a toda a comunidade, reiteramos nosso compromisso e reafirmamos nosso interesse no esclarecimento de todos os fatos.


Rede de Farmácias São João

Na região da Serra Gaúcha, mais cidades receberam os agentes federais como Caxias do Sul, Garibaldi e Flores da Cunha. A operação também ocorreu em outros estados do Brasil. 

Como saber se o seu nome foi utilizado indevidamente:

Acessando ao aplicativo ConecteSUS, aba “Medicamentos”, aba “Recebidos”, os cidadãos podem verificar se houve uso indevido dos seus dados em vendas fictícias realizadas por farmácias por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil.

As transações indevidas identificadas deverão ser informadas à Polícia Federal através do e-mail fpfraude@pf.gov.br. 

Locais de cumprimento dos mandados de busca:

Bento Gonçalves/RS: 2
Canoas/RS: 1
Caxias do Sul/RS: 21
Encantado/RS: 1
Estrela/RS: 1
Flores da Cunha/RS: 2
Garibaldi/RS: 1
Novo Hamburgo/RS: 1
Passo Fundo/RS: 16
Pelotas/RS: 2
Porto Alegre/RS: 2
Rio Grande/RS: 1
Santa Cruz do Sul/RS: 2
Santa Maria/RS: 2
Santo Ângelo/RS: 1
Lages/SC: 1
Chapecó/SC: 2
Balneário Camboriú/SC: 1
Manaus/AM: 1
Caucaia/CE: 1