Associação Santa Terezense de Canoagem (Astecan) participou de mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade, entre os dias 20 e 24 de setembro, na cidade de Lagoa Santa-MG. Superando as adversidades por conta da enchente que assolou Santa Tereza e que, inclusive, provocou danos na sede da equipe e em residências dos atletas, o grupo reuniu forças para representar o município, e o resultado veio: uma comemorada medalha de bronze.
Na prova de K1 200m na categoria Cadete, o atleta Gustavo Remus, uma das principais promessas da Astecan, faturou a medalha de bronze na competição. O canoísta já havia conquistado medalhas em edições anteriores do Campeonato Brasileiro, como o bronze pela categoria K1 Menor, na prova de 1000 metros, em 2021, e o bronze na K2 na prova de 500m, no ano passado.
Apesa de ter o pavilhão severamente afetado pela enchente, que também atingiu a residência de famílias de atletas e da comissão técnica, a equipe da Astecan não deixou de lado o compromisso de representar o município na maior competição de canoagem do Brasil.
A Astecan também contou com três atletas da escola de canoagem, Isabelli Bongiorno, de 10 anos, Laura Villa Trentin, de 10 anos, e Vicente Caumo Contini, de 8 anos, que competiram na categoria Mini k1 infantil visando adquirir experiência para o próximo ano evoluírem e entrarem na briga por medalhas. Durante a competição, eles tiveram a oportunidade de conhecer o medalhista olímpico, Isaquias Queiroz, do Flamengo. Na cateria Júnior, a Astecan parou nas semifinais, enquanto que na categoria Sênior, os atletas Gianluca Titton Prezzi, Mateus Guidini, Vinicius Villa Ramon Ceriotti obtiveram a quinta colocação nas provas de K4 1000 e 500 metros.
A Astecan obteve o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Tereza e de patrocinadores para participar de mais uma edição da competição nacional.