Polícia Federal deflagra operação contra fraude em Bento Gonçalves
Os agentes estão cumprindo dois mandados de busca e apreensão na cidade por causa das investigações de fraudes praticadas em prejuízo ao Programa Farmácia Popular do Brasil. Mais três municípios da Serra são alvos da operação.
26/09/2023 09h45Atualizada há 1 ano
Por: Renata Oliveira
Outras três cidades da Serra Gaúcha também foram alvo da ação policial. Crédito: Marcelo Dargelio/NB Notícias
A Polícia Federal está realizando durante toda esta terça-feira, 26, a Operação Indebitus, que apura fraudes praticadas em prejuízo ao Programa Farmácia Popular do Brasil, sendo que, em Bento Gonçalves, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Outras três cidades da Serra Gaúcha também foram alvos da ação policial.
Na Operação, foram mobilizados 240 policiais federais para o cumprimento de 62 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas e no Ceará. Na Serra Gaúcha, os agentes estão cumprindo 26 mandados sendo 21 em Caxias do Sul, dois em Bento Gonçalves, um em Garibaldi e dois em Flores da Cunha.
As investigações iniciaram em outubro de 2022, a partir de notícia da venda fictícia de medicamentos por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil, que teria sido praticada pela Rede de Farmácias São João, com atuação na Região Sul do país. Na Capital do Vinho, duas farmácias da rede, uma delas localizada na Avenida Osvaldo Aranha, recebeu os agentes federais.
Os investigados responderão, em tese, pelos crimes de estelionato contra a União, falsificação de documento particular, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.
O que é o Programa
O Programa Farmácia Popular do Brasil, do Governo Federal, tem por finalidade complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde - APS, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada.
Como saber se o seu nome foi utilizado indevidamente:
Acessando ao aplicativo ConecteSUS, aba “Medicamentos”, aba “Recebidos”, os cidadãos podem verificar se houve uso indevido dos seus dados em vendas fictícias realizadas por farmácias por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil. As transações indevidas identificadas deverão ser informadas à Polícia Federal através do e-mail fpfraude@pf.gov.br.