Pela sexta edição consecutiva do Campeonato Brasileiro de Rugby, o Farrapos vai terminar, no mínimo, entre as quatro melhores equipes do país. O alviverde superou o São José-SP, de virada, por 40 a 19 e se manteve vivo na briga pela vaga à final do Super 12 de 2023. O time comandado pelo técnico Javier Cardozo decidirá a classificação à decisão em confronto direto contra o Pasteur-SP na última rodada.
O Farrapos viajou até São José dos Campos necessitando exclusivamente de uma vitória contra o já eliminado time paulista. Nos primeiros minutos de jogo, o São José abriu uma vantagem de 12 a 0. No entanto, ainda na etapa inicial, o alviverde reagiu na partida e conseguiu virar o placar para 14 a 12.
Na etapa derradeira, o Farrapos impôs o seu estilo de jogo e foi amplamente superior, abrindo significativa vantagem no marcador. Com seis tries, o time de Bento Gonçalves garantiu a vitória com ponto bônus (quando o time marca quatro ou mais tries) pelo placar de 40 a 19. O alviverde anotou os tries com Teco, Big, Mateus Gobatto, Pardal e Coghetto, com conversões e penais de Facundo Flores.
Com o resultado, o time alviverde subiu para a 3ª colocação do Hexagonal do Super 12 com 13 pontos somados, quatro a menos que a Poli-SP e o Pasteur-SP. Na rodada derradeira, o Farrapos terá uma decisão contra o time do Pasteur-SP, no sábado (30), no Estádio da Montanha. Para conquistar a vaga à final, o time de Bento Gonçalves precisa vencer os paulistas.
5ª rodada - Hexagonal do Super 12
Pasteur-SP 38 x 10 Jacareí-SP
Desterro-SC 7 x 55 Poli-SP
São José-SP 19 x 40 Farrapos
CLASSIFICAÇÃO:
1º Poli-SP: 17
2º Pasteur-SP: 17
3º Farrapos: 13
4º Jacareí-SP: 12
5º São José-SP: 0
6º Desterro-SC: 0