A queixa de dor faz parte do cotidiano das pessoas desde os primórdios de sua existência, e muitas vezes essa dor e subestimada ou até mesmo, por diversas situações, não é dada devida importância para a dor, o que no futuro constitui-se um fator relevante de disfunção fisiológica, com graves consequências para a saúde. Desta forma, a dor leva a incapacidade laboral e física, levando a danos incalculáveis tanto para a saúde quanto para desenvolvimento socio -economico, o que gera um prejuízo em todos os sentidos ao longo da vida.
Sempre importante prestar atenção na dor, pois é um sinal de que o corpo está mandando como se estivesse falando que algo não está bem, esse sinal pode ser provocado por diversos fatores tanto internos como externos. É difícil graduar a dor, a sensação é variada entre as pessoas, alguns sentem menos e outros mais, pois depende principalmente dos receptores especializados em dor e na resposta que eles irão emitir; portanto, a grande importância de procurar o médico no início dos sintomas, e assim sendo, diagnosticando a causa da dor, iniciar uma ação multiprofissional para tratar e prevenir de forma adequada, evitando que essa “dorzinha” de hoje se torne um grande problema no futuro, como tem acontecido hoje em dia no consultório em que o paciente já chega com quadro irrecuperável da lesão, onde a indicação de tratamento cirúrgico é a única opção.
Pensando na prevenção, alguns pontos são importantes desde a criança ao idoso:
PESO: de fundamental importância para a saúde e também para as articulações como quadril, joelho, tornozelo e coluna vertebral. O excesso de peso sobrecarrega as articulações, causando dores e lesões, por isso, é sempre indicado manter-se dentro do peso saudável.
POSTURA: hoje em dia com aumento do acesso a tecnologia, cada vez mais as pessoas estão com postura incorreta, ocasionando dores pelo corpo, principalmente nas costas. O paciente que tem uma postura incorreta ao sentar-se, torto ou “jogado” na cadeira por longos períodos prejudicará a coluna e causará não somente dores como possivelmente lesões no futuro. Importante cuidar a postura ao longo do dia, para certificar que esta com a coluna ereta. Dica vai na prevenção de sentar-se corretamente durante dia, com os pés apoiados no solo e a coluna ereta, fazer alongamentos durante o período de trabalho e não ficar por longos períodos na mesma posição ou movimento.
EXERCÍCIO: uma vida saudável necessita de exercícios adequados para cada tipo de pessoa e para cada fase da vida. Sempre praticar moderadamente e regularmente para proporcionar uma sensação de bem-estar e alivio de dores, além de fortalecer os músculos e proteger as articulações.
"SEDARE DOLOREM OPUS DIVINUM EST” (SEDAR A DOR É OBRA DIVINA)
Ortopedia e Traumatologia
CRMRS 39412 RQE 35346
Rua Pará, 65, Bairro Humaitá
Bento Gonçalves
(54) 3075-0800
Mín. 17° Máx. 27°