A Cavalgada Solidária de Bento Gonçalves mostrou como a população local está engajada em ajudar o próximo. Nesta quarta-feira, 20, cerca de 160 cavalarianos participaram da ação que passou por várias ruas da cidade arrecadando milhares de doações às famílias atingidas pelas enchentes no início de setembro. A atividade foi realizada no lugar do tradicional Desfile em homenagem ao Dia do Gaúcho, que também comemorava os 100 anos da Revolução de 1923.
A tragédia que assolou diversas cidades da região no dia 04 de setembro marcou um mês que seria de celebração, entretanto, os amantes da tradição gaúcha mostraram que além de compartilhar um mate, também compartilham a solidariedade. Incentivados pelo próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a Cavalgada Solidária de Bento Gonçalves teve como objetivo arrecadar doações de mantimentos para as famílias atingidas pela enchente do Rio Taquari.
Mas a ação não foi somente nesta quarta-feira, 20. Desde o início dos Festejos Farroupilhas na Capital do Vinho, a organização aproveitou o momento para angariar donativos de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal na entrada dos eventos, desta forma, já no dia 7 de setembro, foram pessoalmente entregar diversos itens em Roca Sales. Já entre os dias 19 e 20, juntamente com os 160 cavalarianos que participaram da Cavalgada Solidária, foi possível arrecadar um pouco mais de uma tonelada em mantimentos que serão distribuídos de acordo com a necessidade de cada cidade atingida.
Para a Diretoria da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), o resultado das ações solidárias foram ótimos. "O resultado foi muito positivo, sentimos a força da nossa tradição junto com o espírito de solidariedade. Dentro da campanha que criamos “juntos pela arrecadação” conseguimos reunir muitas pessoas que se engajaram na causa e se dedicaram para fazer o bem. Esse não foi o primeiro ano com ações solidárias, mas foi o ano de maior engajamento. E manter essas ações nos próximos anos é fundamental por que sempre tem pessoas que necessitam de auxílio," destaca Bruna, responsável pelo Departamento Cultural da entidade.
Mín. 15° Máx. 18°