A Fiat aposta suas fichas no sucesso de vendas do argo e traz mais uma versão do modelo, que caiu no gosto dos brasileiros. Com a versão Trekking, a marca estima que o Argo poderá fechar o ano entre os cinco modelos mais vendidos do Brasil (atualmente é o sexto).
O modelo custa R$ 58.990 na cor preta e vermelha. As demais, mesmo sólidas, custam R$ 650. Com as rodas de alumínio (R$ 1.590) e a câmera traseira (R$ 700), o preço do modelo completo chega a R$ 61.280. Os concorrentes são Chevrolet Onix Activ (R$ 62.290), Hyundai HB20X (R$ 63.990), Renault Sandero Stepway (R$ 60.790) e Ford Ka Freestyle (R$ 64.090).
O Argo Trekking é quatro centímetros mais alto que as demais versões. Com isso, a altura livre do solo foi para 21 cm. Mesmo assim, o modelo mostrou-se bem equilibrado em curvas, sem excesso de inclinação da carroceria. De acordo com a montadora, isso deve-se à nova calibração de molas e amortecedores. Essa altura adicional foi obtida com a elevação da suspensão e a adoção de pneus maiores (205/60 R15). Cada um contribuiu com 2 cm nessa conta. Para compensar o aumento de diâmetro no conjunto roda-pneu, a relação do diferencial foi encurtada. O objetivo, com isso, foi manter o mesmo desempenho das demais versões que utilizam o motor 1.3 Firefly.
Na prática, o hatch aventureiro oferece bom desempenho, com acelerações convincentes. O Argo Trekking é oferecido apenas com o motor 1.3 flexível (até 109 cv) e câmbio manual de cinco marchas. Como o torque (14,2 mkgf, com etanol) aparece a 3.500 rpm, há uma leve hesitação nas retomadas em baixas rotações. A partir das médias rotações, no entanto, o modelo mostra-se bem animado. Para manter o ritmo, o melhor é recorrer a uma redução de marcha. Os engates são bons.
Por fora, o modelo adota o logo da Fiat em tom escuro, o que contrasta com o vermelho tradicional da marca. O teto é sempre preto, independentemente da cor do restante da carroceria. E há um adesivo na mesma cor no capô. Além disso, há molduras nas caixas de roda e faixas com a inscrição Trekking nas laterais. A saída de escape também é escura.
Por dentro, o Argo Trekking segue o acabamento escurecido do exterior. A qualidade de materiais agrada. Apesar das superfícies de plástico rígido, o material tem boa textura, o que causa impressão favorável.
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