14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Após tragédia, Astecan reúne forças para representar Santa Tereza no Brasileiro de Canoagem

Mesmo impactada pela enchente, equipe viaja para Minas Gerais visando trazer bons resultados para o município. Associação promove PIX solidário para auxiliar as famílias de atletas atingidas pelo ciclone extratropical.

19/09/2023 às 13h40 Atualizada em 19/09/2023 às 20h14
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em meio à maior tragédia registrada em Santa Tereza por conta da enchente do Rio Taquari, a Associação Santa Terezense de Canoagem (Astecan) reúne forças e coloca em primeiro plano a sua determinação para levar o nome do município a nível nacional. Os atletas da equipe vão representar a cidade no Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade, que ocorre entre os dias 20 a 24 de setembro, na cidade de Lagoa Santa, em Minas Gerais.  

Ao todo, quatro atletas da Astecan, além de membros da comissão técnica, foram severamente impactados pela enchente. As famílias de três integrantes da equipe, Gianlucca Titton Prezzi, Isabelli Bongiorno e seu irmão, Erik Mohr Bongiorno, que não competirá por outros motivos, tiveram suas casas levadas pela enchente e estão abrigados em parentes. Em outros casos, foram perdidos praticamente todos os pertences de casa. A academia, onde os professores e atletas Vinícius Villa e Ramon Fachinelli Ceriotti, foi destruída. A residência de ambos também foi invadida pelas águas. 

A sede da Astecan também foi parcialmente destruída. No entanto, os barcos e demais equipamentos utilizados pelos atletas foram salvos horas antes de as águas do Rio Taquari tomarem conta do local, o qual ficou totalmente submerso. "Nosso pavilhão foi afetado. Conseguimos tirar todos os caiaques, os remos, que é a parte mais cara. Conseguimos, com a ajuda dos amigos, retirar na segunda-feira de tarde, antes da enchente. Porém, o pavilhão teve parte do teto de telhas que caiu e todo o foro veio a baixo. Hoje o local não teria como receber as crianças", relata a integrante da comissão técnica da equipe, Mariane Bettinelli.

Mesmo com os treinos impactados e o psicológico afetado devido à tragédia, a Astecan reúne forças para conseguir representar Santa Tereza em uma das maiores competições de canoagem do país visando bons resultados e, sobretudo, buscando oferecer um motivo de comemoração em meio aos últimos ocorridos na cidade. 

"Mesmo com alguns não tendo nem uma casa para morar, todos se comprometeram e todos vão para o Brasileiro. Não teve nenhuma desistência. Vamos com o coração partido, mas estamos indo para lá com toda força, toda garra e vamos tentar dar o maior apoio para eles para que consigamos bons resultados para o município, pois será uma alegria no meio de toda essa tragédia. Vamos por Santa Tereza", pondera Mariane. Os atletas que conquistarem medalhas no campeonato terão direito ao bolsa atleta, o qual os auxiliarão a manter as atividades na modalidade, mesmo após as consequências trazidas as suas vidas por conta da enchente que assolou o município. 

Astecan promove PIX Solidário para auxiliar as famílias dos atletas e para angariar o custo da viagem

A Astecan organizou um PIX Solidário visando auxiliar as famílias dos atletas que foram atingidas pela enchente. Além disso, a arrecadação também será destinada para cobrir o valor das parcelas das viagens. "Não temos como pedir para alguém que teve a casa levada ou todos os móveis levados pela água e que não tem uma roupa para trocar para pagar uma parcela de uma viagem. Por isso estamos promovendo essa ação, tanto para ajudar as famílias como no custeio do deslocalmento até Minas Gerais", explica Mariane. 

A prefeitura de Santa Tereza auxilia a equipe com verbas, no entanto, as parcelas das passagens vencem antes da destinação do recurso por parte do poder público. Mariane ressalta que o montante arrecadado não será destinado para a associação, e sim repassado interiamente em benefício aos atletas. 

"Não estamos pedindo nada para a associação, pois os barcos vão ficar alocados aqui no meu pavilhão. Temos coberto seguro e é um local perto e que não pega enchente, e a questão estrutural da sede teremos respaldo do município. O PIX é para os atletas que tiveram as casas atingidas e para o pagamento das parcelas da viagem, já que a Astecan só consegue arcar com os custos de hospedagem, do transporte dos barcos e de alimentação", comenta. 

A chave do PIX para auxiliar as famílias dos atletas atingidos é o CNPJ 00839625000141

Atletas e comissão que viaja para disputar o Campeonato Brasileiro em Minas Gerais 

Presidente: Elisete Fachinelli Ceriotti - perdeu pertences da casa
Primeira Secretária: Maria Elisabete Manara - não foi atingida
Segunda Secretária: Mariane Bettinelli - não foi atingida
Professor e atleta: Vinicius Villa - perdeu pertences da casa
Professor e atleta: Ramon Fachinelli Ceriotti - perdeu pertences da casa
Atletas:
Gustavo Correa Remus - não foi atingido
Mateus Ghidini da Silva - perdeu pertences da casa
Marcelo Hari Cerqueira Serrano - não foi atingido
Gianlucca Titton Prezzi - perdeu a casa
Isabelli Bongiorno - perdeu a casa
Laura Villa Trentin - perdeu pertences da casa
Vicente Caumo Contini - não foi atingido
Atleta (não irá disputar o Brasileiro) 
Erik Mohr Bongiorno - perdeu a casa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários