Num dia muito frio e chuvoso, não deu para o Esportivo ficar com o título da Divisão de Acesso. O time do técnico Carlos Moraes não conseguiu superar o Ypiranga, de Erechim, que, novamente, venceu de virada por 2 a 1 e ficou com o título da competição.
O jogo começou parecendo que o título estava se desenhando para o Esportivo. Logo aos 4 minutos, Gullitti marcou para o Alviazul e já garantia pelo menos a disputa nos pênaltis. Porém, com o passar do tempo, o Ypiranga foi dominando as ações da partida e chegou ao empate aos 44 minutos, com um chute forte do goleador da Divisão de Acesso, o atacante Jackson. Com isso, o primeiro tempo terminou mesmo em 1 a 1.
Na segunda etapa, o Esportivo tentou pressionar, enquanto o Ypiranga explorava os contra-ataques. O Alviazul teve uma chance clara de marcar com Athos, mas o meia perdeu cara a cara com o goleiro. A partir daí, o Ypiranga tomou conta do jogo e foi mais efetivo, perdendo várias chances de marcar.
O Esportivo ainda teve o zagueiro Douglão expulso. Quando a partida parecia que iria terminar empatada, o meia Quirino, o melhor jogador em campo da final, entrou livre, e tocou na saída do goleiro Jonatás, fazendo 2 a 1 e garantindo o título para o Ypiranga de Erechim.
Apesar da derrota, a torcida que foi ao Montanha dos Vinhedos aplaudiu o grupo de jogadores, que conseguiu o feito principal, que era colocar o Esportivo novamente na elite do Gauchão em 2020.
Mín. 17° Máx. 25°