Assim como em humanos, durante o inverno é comum que os resfriados afetem os pets. Quando não tratada ou remediada sem o devido cuidado, a gripe em cães e gatos pode evoluir e se transformar em pneumonia e, consequentemente, em risco para a vida dos animais.
Fungos, bactérias e vírus são os principais causadores da doença e, quando bichinhos de estimação estão com a imunidade baixa, ficam fragilizados e mais suscetíveis à contaminação. A melhor forma de evitar o surgimento de gripes e sua evolução para quadros de pneumonia é a proteção. Por isso, é importante mantê-los ao abrigo do frio e da umidade e sempre bem nutridos.
Além disso, outros cuidados são essenciais para manter a saúde dos pets em dia, conforme mostramos a seguir.
Principais cuidados para evitar a gripe em cães e gatos:
– Evite expô-los a mudanças bruscas de temperaturas;
– Escolha dias mais quentes para o banho;
– Deixe a tosa para o verão;
– Invista em roupinhas, cobertores e almofadas;
– Escolha locais livres de umidade para deixar a cama ou casinha.
Mas, se mesmo assim seu pet ficou gripado, esteja atento a alguns sintomas que listamos a seguir e podem indicar a evolução do quadro para pneumonia.
1 – Dificuldade para respirar;
2 – Tosse persistente;
3 – Febre;
4 – Secreções e corrimentos nasais;
5 – Desidratação;
6 – Perda de apetite;
7 – Latidos roucos.
8 – Em casos mais graves, o animal pode ficar com a boca e língua azuladas, o que significa falta de oxigênio no sangue.
Em todas as situações, o primeiro passo é levar cães e gatos ao médico veterinário para que o estado de saúde seja avaliado e o tratamento iniciado logo no início.
Em quadros de pneumonia, o controle e tratamento dos sintomas devem ser feitos de acordo com a prescrição do médico veterinário. Os medicamento indicados geralmente são de ação antimicrobiana e bactericida e ainda atuam no combate a infecções.
Conheça estes gatinhos lindos que estão atentos olhando para você !
A Pantuffa
O Cotonette
Mín. 13° Máx. 29°