A espera por uma recuperação do histórico Lago da Fasolo pra estar acabando. A Prefeitura de Bento Gonçalves anunciou que na segunda-feira, 18 de setembro, será assinada a autorização para o início das obras de despoluição do lago. As obras serão realizadas por uma empresa contratada pela Corsan.
Tanto a Corsan, quanto a Prefeitura de Bento Gonçalves, não deram detalhes sobre o projeto ou o que vai ser feito no local. No primeiro edital lançado ainda pela Corsan, e que não teve empresas interessadas, estava prevista a construção de uma rede coletora, elevatório de esgoto bruto, linha de recalque e implantação da estação de tratamento de esgoto do Lago. A assinatura da ordem de início das obras está marcada para acontecer na segunda-feira, 18, a partir das 13h30, na esquina das ruas Benjamin Pozza e João Victório Signor.
Vereadores pedem desassoreamento do Lago da Fasolo
Com a conclusão da venda da Companhia, o governo estadual oficializou o pagamento aos municípios que optaram pela alienação das ações da empresa em conjunto com o Estado. Uma das cidades foi Bento Gonçalves, que recebeu o repasse de R$ 8.127.993,16. A Frente Parlamentar do Lago da Fasolo aproveitou para enviar uma indicação ao Executivo Municipal para que seja utilizado uma parte deste valor para realizar a limpeza do local, já que é uma ação que não está incluída na construção da ETE.
No documento enviado ao Executivo, é destacado como o serviço pode melhorar todo o ambiente do local. Até o momento, a Prefeitura de Bento Gonçalves não deu retorno sobre a solicitação dos parlamentares.