A diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, esteve no Vale do Taquari, neste domingo, 10, acompanhando as ações das equipes que atuam para restabelecer o fornecimento de água à população, bem como no auxílio para a reconstrução das cidades mais afetadas pelas enchentes da última semana.
Na companhia do prefeito de Encantado, Jonas Calvi, autoridades municipais de Roca Sales e Muçum e de comandantes da Defesa Civil, Samanta acompanhou os trabalhos que a Companhia vem realizando desde o início da crise como reparos nas redes de água e esgoto, recuperação de adutoras, uso de caminhões hidrojato para a desobstrução de tubulações e limpeza das vias; remoção de destroços acumulados nas captações, fornecimento de caminhões-pipa para atender, especialmente, unidades de saúde, além da distribuição feita pela empresa de donativos como colchões, kits de limpeza e toalhas. Ela também determinou reforço nas equipes que atuam na regularização do abastecimento no hospital de Muçum e daquelas que realizam testes químicos para verificar a potabilidade da água na cidade que não é atendida pela Corsan mas que igualmente recebe apoio da Companhia neste momento.
Impressionada com a destruição, a presidente reiterou o compromisso da empresa para além do fornecimento da água, destacando que a Companhia está pronta para auxiliar prefeituras, Brigada Militar e Defesa Civil na reconstrução com equipes de campo fixas nas cidades atingidas. "É uma questão humanitária. Temos um time comprometido que está trabalhando incansavelmente para restabelecer os serviços e ajudar a população. Estamos disponibilizando todos os nossos recursos para auxiliar no que for necessário para a volta da normalidade às cidades", declara Samanta.
Durante visita à base provisória onde foi instalada a administração de Roca Sales, e observando a necessidade de reparos na estrutura da cozinha onde são preparadas as refeições distribuídas à população e aos resgatistas, a presidente destacou prontamente uma equipe para fazer melhorias em toda a parte hidráulica.
Ao percorrer o Centro - região mais afetada da cidade - ela verificou que atualmente só há uma ligação entre os poços em funcionamento. "Teremos que reconstruir toda a rede de abastecimento aqui em Roca Sales em um segundo momento. Com os poços interligados e a água sendo bombeada, passamos a atuar nas perdas com ramais e quadros quebrados para que a pressão se normalize e a água chegue o mais rápido possível nas casas, tendo, também, poder de reservação." Samanta acrescentou que até isso ocorrer, os casos pontuais de desabastecimento serão supridos com caminhões-pipa.
Nesta segunda-feira, 11, a Corsan passa a integrar o grupo especializado na Operação de reconstrução das cidades e que se reúne pela manhã, em Encantado.
A mobilização da Corsan e Aegea as vítimas e cidades atingidas inclui o reforço das equipes de atendimento; convocação de mergulhadores para desobstrução de equipamentos submersos; envio de caminhões-pipa para unidades de atendimento de saúde; uso de caminhões hidrojato para a limpeza de dutos e vias das cidades atingidas; doação de mil colchões, 5,1 mil kits de limpeza e seis mil toalhas para a Defesa Civil, além de um helicóptero que foi colocado à disposição para auxiliar no resgate de vítimas. O Instituto Aegea também mobilizou parceiros e fornecedores de todo o país para integrar essa rede de solidariedade e ajudar na recuperação das cidades.
Mín. 13° Máx. 29°