Depois de 10 anos desde a sua última edição, de 12 a 14 de setembro ocorre a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, juntamente com a Conferência Nacional, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”. O evento ocorre na Fundação Casa das Artes e tem o intuito de ouvir as demandas dos trabalhadores da área e discutir melhorias no setor nos âmbitos municipal, estadual e federal.
A 3ª Conferência Municipal de Cultura de Bento Gonçalves ocorre de 12 a 14 de setembro, apoiada na temática da 4ª edição da Conferência Nacional de Cultura, ambas realizadas pela última vez em 2013. O evento é gratuito e baseado no tema “Democracia e Direito à Cultura” que vai ser ampliado nos eixos que vão ser debatidos por agentes culturais da cidade. Dessa forma, subjaz temas essenciais em diálogo com a atualidade e às políticas da área como economia criativa, diversidade e transversalidades de gênero, patrimônio, participação social, direito às artes, entre outros assuntos como segue na programação abaixo.
A museóloga, Deise Formolo, destaca que o evento é para que produtores culturais da cidade consigam debater melhorias no setor dentro dos seis eixos sugeridos pelo Ministério da Cultura. "A partir deste tema, vamos discutir como melhorar o nosso Plano Municipal de Cultura, o do Estado e do Governo Federal. A participação das pessoas vai garantir que sejam eleitas demandas importantes dentro de cada esfera e assim, oferecer o melhor à população," salienta Formolo.
Como na última Conferência foi criado o Fundo Municipal de Cultura, a reportagem do NB questionou se será debatido um novo incentivo, mas Deise frisa que irão se manter no que foi estipulado pelo Ministério. "Não terá nenhuma mudança específica para o Fundo e nem outro mecanismo de fomento. Agora, a temática que iremos trabalhar é a oferecida pelo Ministério da Cultura," coloca Deise.
A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Daniela Sandrin Copat, ainda salienta que a Conferência é essencial para toda a comunidade. "A cultura é a nossa identidade, gera conhecimento, exercita o pensamento e enaltece os valores essenciais para que uma sociedade se desenvolva. A cultura está relacionada a nossa formação pessoal e está relacionada diretamente ao relacionar-se com o próximo. Numa sociedade tão diversificada e plural, a cultura é o oxigênio que mantém uma sociedade pulsando. Por isso, participar, debater, questionar e propor é essencial e a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Bento Gonçalves é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas”, completa Copat.
Na Capital do Vinho, o evento contará com a presença da representante do Ministério da Cultura – regional Rio Grande do Sul, Mariana Martinez, e representante do Sistema Estadual de Cultura, Alexandre Vargas, além disso, serão eleitos os Delegados para representar Bento Gonçalves na 6ª Conferência Estadual de Cultura que deverá ocorrer ainda este ano. Já a 4ª Conferência Nacional de Cultura ocorrerá no início de 2024.
A inscrição para as rodas de conversa e palestras pode ser realizada no dia de cada programação, de forma gratuita. Quem desejar certificado de participação precisa solicitar na hora do credenciamento.
Serviço
O que: 3ª Conferência Municipal de Cultura de Bento Gonçalves
Quando: de 12 a 14 de setembro, às 18h
Onde: Fundação Casa das Artes
Evento gratuito
PROGRAMAÇÃO
DIA 12 DE SETEMBRO
Das 18h às 19h - Credenciamento (será emitido certificado de participação mediante solicitação no ato da inscrição).
19h – Abertura com Presença do Prefeito Municipal, Diogo Siqueira; Secretário Municipal de Cultura, Evandro Soares e a Presidente do CMPC Daniela Sandrin Copat;
19h às 19h40min - Mesa 1 – Sistema Nacional e Estadual de Cultura – Com a representante do MINC regional Rio Grande do Sul, Mariana Martinez e representante do Sistema Estadual de Cultura – SEDACRS, Alexandre Vargas. Mediação: Evandro Soares.
Apresentação Eixos – Com a participação de agentes culturais de Bento Gonçalves:
• Eixo - Democratização do acesso à cultura e Participação Social - Sandro Giordani e Marcus Flávio Dutra Ribeiro;
• Eixo - Identidade, Patrimônio e Memória – Cristiane Bertoco e Sabrina de Lima Greselle;
• Eixo - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural – Solana Corrêa, Elisangela Fontoura, Elisa Lentes e Juliana Peixoto;
• Eixo - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade – Daniela Sandrin Copat e Pedrinho Festa;
• Eixo - Direito às Artes e às Linguagens Digitais – Cristine Tedesco e Natalia Giacomelo;
DIA 13 DE SETEMBRO
Das 18h às 19h - Credenciamento
19h – 19h30min - Apresentação documento base
19h30min às 22h - Grupos de discussão
DIA 14 DE SETEMBRO
Das 18h às 19h - Credenciamento
Deliberação acerca das propostas para os eixos;
Eleição dos delegados para a 6ª Conferência Estadual de Cultura.
Mín. 15° Máx. 18°