O corpo humano é um sistema complexo e delicado que necessita estar bem em um todo para funcionar corretamente. Pensando em olhar com mais cuidado a determinadas áreas existem os médicos especialistas, que são aqueles que além de estudar a medicina em geral se dedicam a entender profundamente determinado sistema ou condição do corpo.
Antes conhecido como proctologista, o coloproctologista é o profissional da saúde capacitado para tratar as patologias que acometem intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. É ele que se especializa em procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos para cuidar dessas áreas e garantir a saúde da parte baixa do sistema digestivo.
O coloproctologista trata diversas condições como fístulas anais, fissuras, hemorróidas, tumores anais, doenças causadas pelo HPV (vírus papiloma humano), prolapso retal e também pode atuar interdisciplinarmente com outros especialistas em doenças sistêmicas como a fibrose cística e doença de Crohn. A importância da especialidade é inestimável para o bem estar humano e vem alcançando soluções cada vez menos invasivas e mais eficientes para garantir o bem estar dos pacientes.
Os intestinos são os responsáveis por nos manter nutridos e saudáveis, logo, quando algo não vai bem, todo o corpo é afetado. Dores de cabeça, cansaço, mal humor, dificuldades na perda ou ganho de peso, dor abdominal, celulite, inchaço e pele opaca são os sintomas que costumam aparecer quando surgem problemas nos intestinos.
A parte intestinal é encarregada por absorver as vitaminas, minerais, proteínas e calorias do que comemos, além de expulsar substâncias tóxicas do organismo. Seu funcionamento é prejudicado por um estilo de vida sedentário, consumo exagerado de açúcar, álcool, cigarro e uso indiscriminado de laxantes e antibióticos. Uma vez que isso aconteça, podem haver danos ao tecido, o que provoca diversos problemas de nutrição. Os intestinos são órgãos tão completos que alguns especialistas se referem a eles como “um organismo dentro de outro”.
A vida moderna e os novos hábitos alimentares mudaram a forma como nosso sistema digestivo funciona, sendo que eles são um dos sistemas mais afetados pelos alimentos com excesso de açúcar, gorduras e alimentos industrializados pobres em nutrientes. São cada vez mais frequentes os casos de patologias relacionadas aos intestinos e ao ânus, reflexo direto de uma dieta cheia de substâncias tóxicas para esse grande e delicado sistema.
Hábitos simples como aumentar a ingestão de água e adicionar caminhadas ao dia a dia podem ajudar. Alguns alimentos como o kiwi, pipoca, aveia, brócolis, batata doce, pera, frutas vermelhas e pães integrais garantem uma quantidade extra de fibra, substância que além de facilitar a evacuação garante a saciedade e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Iogurtes probióticos auxiliam a manutenção do equilíbrio da flora intestinal que são bactérias benéficas para a região e muito importantes para o bom funcionamento do metabolismo e sistema imunológico, defesa do corpo contra agressões externas e células cancerígenas.
Porém, às vezes essas alterações não surtem efeito. Qualquer que sejam os sintomas é importante consultar um médico especialista para avaliar a causa do transtorno que pode ser uma síndrome, intolerância ou até mesmo alterações nos músculos que ajudam a evacuar e indicar o tratamento mais indicado para recuperar a saúde intestinal ou anal. Quanto antes for diagnosticado e resolvido, menores vão ser os impactos no organismo.
Infelizmente ainda existe muito tabu e constrangimento ao se falar sobre doenças coloproctológicas, o que prolonga o sofrimento de diversas pessoas ao não buscarem ajuda especializada. Elas até mesmo colocam sua vida em risco ao ignorar sintomas que podem indicar um caso clínico grave, como o câncer, doença que mata milhares de pessoas todos os anos no Brasil. Em muitos casos a resposta ao tratamento teria sido positiva se o paciente tivesse sido diagnosticado mais cedo.
Alguns sintomas são um sinal de alerta para se procurar um coloproctologista.
Fique atento a eles:
- Sangramento anal;
- Dificuldade para evacuar;
- Dor e cólica abdominal frequentes;
- Constipação intestinal;
- Diarréia;
- Alteração ritmo intestinal;
- Prurido anal;
- Incontinência fecal;
- Dor anal;
- Emagrecimento sem causa aparente.
Todas essas condições são sinais que algo vai mal no organismo e que você deve procurar um médico. Se você tem mais de 50 anos e principalmente se teve histórico de doença na família, tem alguma condição inflamatória intestinal crônica ou já manifestou alguma condição colorretal, é imprescindível que procure um coloproctologista para avaliar sua saúde.
Além de uma conversa sobre hábitos alimentares e histórico familiar, alguns exames podem ser indicados para checar a flora intestinal e o funcionamento do sistema digestivo.
O erro mais frequente é menosprezar condições anais ou intestinais, usando medicações ou soluções caseiras sem supervisão profissional o que, a longo prazo, piora os sintomas e pode causar sérias complicações. Estudos recentes indicam uma relação entre problemas na flora intestinal com o desenvolvimento de diabetes, obesidade e até mesmo ansiedade e depressão.
Quando o problema é persistente, ele é um alerta para algo mais grave. Além de comprometer o bem estar, a aparência e a nutrição, o corpo também fica mais propenso a inflamações e a imunidade é prejudicada. Lembre-se: Seu sistema digestivo baixo é responsável também por te manter saudável e nutrido. Quando você o menospreza está ignorando toda sua saúde e bem estar de forma sistêmica.
Um profissional capacitado é a melhor forma de garantir uma análise de disfunções retais e anais e avaliar cada caso.
Encontre a especialidade na Bentomed Rua Pará, 65, Bairro Humaitá Bento Gonçalves .
Contato: (54) 3075-0800 ou (54) 99932-9852
Mín. 14° Máx. 25°