Região Chuvarada
Bento: 115 casas foram levadas pela água e mais de 200 toneladas de frutas perdidas
Ainda na terça-feira, 05, a Prefeitura decretou situação de emergência. As localidades mais atingidas foram os Distrito de Faria Lemos e Tuiuty.
06/09/2023 20h06 Atualizada há 1 ano
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Registro dos estragos na Linha Alcântara. Crédito: Marcelo Dargelio/NB Notícias

Foi divulgado no final da tarde desta quarta-feira, 06 de setembro, um balanço final dos estragos da cheia do Rio das Antas no interior de Bento Gonçalves, mais especificamente nos Distritos de Faria Lemos e Tuiuty. No total, 115 casas foram levadas pelas águas e 200 precisarão de reparos. Além disso, foram perdidos mais de 200 toneladas de diversas frutas. A Prefeitura já decretou situação de emergência. 

Ainda na terça-feira, 05 de setembro, a Prefeitura de Bento Gonçalves decretou situação de emergência e com o recuo das águas do Rio das Antas nesta quarta-feira, foi possível averiguar com mais precisão os estragos que a cheia causou no interior da Capital do Vinho, principalmente na Linha Alcântara, no Distrito de Faria Lemos. Em Tuiuty, os mais atingidos foram as localidades de Passo Velho, Linha Buratti, São João Nepomuceno, Pedra Lisa e outros.

De acordo com relatório da Secretaria de Segurança (Semseg), Defesa Civil e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB): 115 casas foram levadas pela enxurrada e 200 foram danificadas e precisam reparos (dados preliminares e sendo atualizados).

 

Continua após a publicidade

Dados da Emater constam que na agricultura foram atingidos 26 hectares, com perda de 226,6 toneladas (uva, laranja, bergamota, milho, outras frutas). 

Estradas e Limpeza

Em Faria Lemos foi possível desobstruir o acesso à estrada Imaculada Conceição e iniciar a limpeza no local com recolhimento de árvores, galhos, limpeza da via e auxílio para retirada de materiais das casas.

Continua após a publicidade

Com o volume de água diminuindo, também iniciaram a avaliação da ponte de acesso ao Município de Cotiporã, que está com as cabeceiras danificadas. Somente após o nível do Rio baixar será possível avaliar o restante da estrutura. O trânsito segue interrompido no acesso à Santa Barbara, pois parte da ponte foi levada pela água.

Em Tuiuty a estrada sentido Passo Velho foi liberada e as equipes seguem para o trabalho na Linha Buratti. 

Ponto de doações

O Ginásio da Linha Alcântara segue como ponto de apoio para refeições de quem necessita e distribuição dos donativos arrecadados. O Exército também auxilia no atendimento as famílias.