13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Destroços da Ponte de Ferro já podem ser vistos nesta quarta (06)

A ponte histórica foi construída em 1930 e era a ligação de Nova Roma do Sul com os demais municípios.

06/09/2023 às 16h25
Por: Renata Oliveira Fonte: GaúchaZH
Compartilhe:
Crédito: EMPIRE MÍDIAS DIGITAIS/REPRODUÇÃO/JC
Crédito: EMPIRE MÍDIAS DIGITAIS/REPRODUÇÃO/JC

Com o recuo da água do Rio das Antas nesta quarta-feira, 06 de setembro, foi possível ver os destroços da famosa Ponte de Ferro entre Nova Roma do Sul e Farroupilha. A queda da ponte ocorreu na última segunda-feira, 04 de setembro, e deixa um cenário de destruição que impacta a rotina dos moradores da cidade. 

A estrutura cedeu em dois momentos. Pouco antes das 18h, o lado da ponte de Farroupilha desabou. Mais tarde, a outra parte não suportou a força da água e também ruiu. Pelas imagens registradas na segunda-feira é possível observar que a estrutura de ferro do lado de Farroupilha foi arrastada pela água. Já a parte que ficava no lado de Nova Roma do Sul, e foi a segunda a ceder, é a que aparece nas imagens feitas nesta quarta. 

A queda foi reflexo da chuva intensa que atingiu a Serra desde a última sexta-feira, 1º de setembro, e de acordo com a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), provocou a maior vazão do rio desde a construção das barragens Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho, em 2004. 

 

 

Construída no governo de Getúlio Vargas, presidente do Rio Grande do Sul de 1928 a 1930, a ponte era o principal acesso entre Nova Roma do Sul e demais municípios da Serra.  O único acesso ao município fica restrito ao caminho via Antônio Prado, pela RS-437 e a RS-448. Sem a ponte, a rotina e a economia dos moradores é impactada, o que gera preocupação ao prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Fávero Pasuch. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários