Rio Grande do Sul Tragédia
Muçum tem lista com mais de 200 desaparecidos e número de mortos aumenta
Município vive a apreensão de estar vivendo a maior tragédia de sua história, com dezenas de pessoas sendo levadas pelas águas do Rio Taquari. Confira a lista de nomes.
05/09/2023 19h08 Atualizada há 1 ano
Por: Marcelo Dargelio
Ainda há muitas pessoas ilhadas em vários pontos de Muçum e Roca Sales - Foto: Prefeitura de Muçum/Divulgação

Não para de subir o número de mortos no município de Muçum, no Vale do Taquari. Após o anúncio de que 15 pessoas mortas foram encontradas na cidade, pelo menos uma dezena de corpos foram encontrados e já somam mais de 20 mortos na cidade. Uma lista de desaparecidos foi montada para tentar mapear e localizar estas pessoas. Clique aqui e acesse a lista.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, o ponto de apoio para central de informações foi montado no município de Lajeado. Uma força tarefa com integrantes do Instituto Geral de Perícias (IGP) foi mobilizada para agilizar a identificação dos corpos encontrados em Muçum. Extraoficialmente, mais de 20 corpos já teriam sido encontrados.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) e prefeito de Vespasiano Correa, Tiago Michelon, a situação é caótica em vários municípios, como Muçum e Roca Sales. Os mortos em Muçum são pessoas que teriam subido no telhado de suas casas para fugir das águas e acabaram sendo arrastadas junto com os imóveis. Em alguns casos, também foram constatadas pessoas que não saíram de suas casas no momento da enchente. Ele revelou, em entrevista à Rádio Independente, que o Corpo de Bombeiros está vasculhando várias áreas em busca de outros corpos. 

Uma lista com pelo menos 228 pessoas, que estariam desaparecidas, foi montada pela Defesa Civil. O prefeito Tiago Michelon revela que não há contato telefônico, mas dezenas de pessoas já foram resgatadas, mas ainda não foram identificadas pelo Corpo de Bombeiros. "Não há como os bombeiros ficarem identificando cada pessoa resgatada. Neste primeiro momento, a prioridade é salvar as pessoas. Agora é momento de todo mundo manter-se calmo, para não dificultar ainda mais a situação", resumiu o prefeito. 

Continua após a publicidade

As cidades de Roca Sales, Vespasiano Correra, Muçum, Encantado e Santa Tereza seguem sem energia elétrica, sem sinal de telefone e internet. Uma base de auxílio aos desabrigados foi montada na cidade de Dois Lajeados, que possui energia elétrica e não foi atingida pelas águas. Quem quiser auxiliar o envio de donativos, pode entrar em contato com o prefeito Tiago Michelon, pelo número (51) 99885-8673.