Foi confirmado pelo Governador Eduardo Leite a localização de 15 corpos na cidade de Muçum, subindo para 21 mortes em todo o Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada em uma coletiva de imprensa em Lajeado na tarde desta terça-feira, 05 de setembro.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o Prefeito de Muçum, Mateus Giovanoni Trojan, explica que ainda não há muitas informações das vítimas. "Não tinha equipes suficientes para o resgate, além da força da água que impediu muitos resgates. Infelizmente temos muitos desaparecidos e provavelmente terá mais vítimas, mas ainda estamos contatando o IML para a identificação dos encontrados," relata Trojan.
O Prefeito também destaca que a cidade está em uma situação caótica. "A cidade de Muçum não existe mais, não do jeito que a gente conhecia. O impacto é muito grande, a tragédia é enorme. Muitos perderam suas residências de forma irreversível. Pedimos o apoio de todos que conseguirem ajudar, pois será preciso por um bom tempo," coloca Mateus.
Com esses casos, o Rio Grande do Sul contabiliza 21 mortes devido a chuvarada que prejudicou mais de 60 municípios em todo o Estado, sendo que Muçum é a cidade com mais registros de falecidos até o momento. Devido o corte de energia elétrica no município, as informações ainda estão em atualização. Aguarde.
Primeiras seis mortes registradas no RS
Em Mato Castelhano, um homem morreu após a caminhonete em que ele estava ser levada pela correnteza. Uma outra pessoa, que também estava no carro, conseguiu sair do veículo por conta própria e está segura, segundo os bombeiros. A vítima fatal foi identificada como Cristiano Schuslei, de 41 anos.
Em Passo Fundo, um homem, identificado como Neri Roberto Gonçalves da Silva, de 67 anos, morreu após receber uma descarga elétrica durante o temporal. Ele estava em casa e foi resgatado por familiares. A vítima chegou a ser levada para o Hospital Municipal Doutor César Santos, mas não resistiu.
Em Ibiraiaras, duas pessoas morreram ao ficarem presas dentro de um veículo. Conforme a Defesa Civil, elas tentavam atravessar um rio, e o veículo foi levado pela correnteza. As vítimas foram identificadas como Delve Francescatto, 50 anos e Ironi de Fátima Godoi Francescatto, 44 anos.
Em Estrela, um homem de 58 anos morreu ao ser atingido por uma descarga elétrica na manhã desta terça, 05 de setembro. De acordo com relatos, Moacir Engster auxiliava um vizinho a retirar móveis de casa por conta da enchente. Ele é pai de um secretário municipal de Teutônia, cidade vizinha, que confirmou a morte.
E no início da tarde desta terça, uma das vítimas do rompimento de um cabo de aço durante resgate em Lajeado faleceu.
Mín. 13° Máx. 29°