Beber café é um dos prazeres gustativos mais antigos e um dos hábitos brasileiros à mesa, daqueles que nunca saem de moda. Ao contrário: nos tempos atuais temos cada vez mais adeptos ao hábito da degustação de um bom café. Um tanto quanto "gourmetizado", talvez, para os gostos mais tradicionais.
Mas nada de pânico: mesmo em tempos de máquinas caseiras para fazer café expresso e requintado, ainda há espaço para o bom e velho cafezinho coado no filtro de pano. O problema é que, embora seja uma bebida simples e encontrada em todos os lugares do planeta, ainda existem dúvidas básicas sobre a preparação do café.
Preparar café: dicas
A principal delas é, por exemplo, qual é a quantidade ideal de pó de café e a relação pó e água? As medidas básicas para fazer duas xícaras de café, normalmente, é de 100 ml de água para cada 10g de pó (1 colher de sopa).
A partir daí, basta ir aumentando a proporção, de acordo com a quantidade de cafezinhos a serem servidos. Por exemplo, para 4 xícaras, usa-se 20g de café (2 colheres de sopa) e 200ml de água.
Mas é claro que isso vai depender do gosto de cada um. Essa medida é para preparar o que chamamos de café curto e bem forte, como aquele que se costuma beber na Itália, hoje o país que serve o melhor café.
Café no Filtro de Pano
Aquele cafezinho com cara de casa antiga ou de fazenda mineira ainda tem a preferência de muita gente. Portanto, é sempre bom ter a receita à mão.
Modo de preparo
Em uma chaleira, coloque a água filtrada e leve ao fogo.
Ponha um coador de pano sobre o bule e coloque a quantidade de café.
Quando a água estiver na fervura sem borbulhas, desligue o fogo e despeje-a vagarosamente no coador.
Dica: não deixe a água ferver muito tempo no fogo para não cozinhar o pó. Após pronto, se for servido para muita gente, a bebida pode ser colocada numa garrafa térmica, mas apenas para facilitar na hora de servir, nunca deixe o café na garrafa por muito tempo. Para limpar o filtro, vire-o do avesso e use água quente.
Café na Prensa Francesa
A principal característica da prensa francesa é preservar a oleosidade do café na hora de processá-lo ao ponto de bebida. Esse processamento permite um sabor mais arrojado.
Modo de Preparo
Escalde a prensa com água filtrada quente para pré-aquecer o recipiente.
Use café moído mais grosso, que lembre a consistência de sal marinho.
Adicione água quente.
Tampe e aguarde alguns minutinhos.
Pressione e sirva.
Mín. 15° Máx. 18°