Após oito anos amargando a Série D, o Caxias conquistou o tão almejado acesso para retornar à Série C do Campeonato Brasileiro. Com gol de pênalti do artilheiro Eron, aos 41 minutos, a equipe grená derrotou a Portuguesa-RJ por 1 a 0, neste sábado (2), no Estádio Luso-Brasileiro, e conquistou a vaga para o terceiro escalão do futebol brasileiro.
O jogo:
Após um empate em 1 a 1 no jogo de ida, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, a decisão no jogo de volta estava totalmente em aberto. O vencedor garantiria a vaga para a Série C. Em um confronto equilibrado, as equipes criaram boas oportunidades para abrir o placar, porém pecavam nas finalizações.
A melhor chance no primeiro tempo foi da Portuguesa-RJ. Aos 42 minutos, Fernandes cruzou para a área, a defesa do Caxias falhou e Marcelo Toscano, livre na segunda trave e com o goleiro vencido no lance, chutou para fora.
Na etapa derradeira, o jogo ficou mais cadenciado, com os times se preocupando mais em defender do que atacar, cientes de que sofrer um gol poderia ser fatal. A decisão se encaminhava para os pênaltis quando, aos 42 minutos, Galvan finalizou em direção ao gol e a bola desviou na mão do zagueiro da equipe da casa. Após revisão no VAR, o árbitro assinalou a penalidade. Eron, artilheiro da Série D, chamou a responsabilidade e bateu no alto, sem chances de defesa, 1 a 0.
Nos minutos finais, a Portuguesa-RJ pressionou o time caxiense em busca do empate. Toscano, de falta, obrigou o goleiro Volpi a fazer boa defesa, espalmando a bola para fora. Na sequência, em contra-ataque, Feijão teve a oportunidade de ampliar a vantagem ao ficar cara a cara com o goleiro Dida, mas o jogador grená desperdiçou a chance. Após o drama nos acréscimos veio o alívio. O apito final da partida decretou o acesso do Caxias à Série C de 2024.
Desde 2016 atuando na Série D, o Caxias chegou até a fase de quartas de final em quatro edições, sendo eliminado na decisão valendo o acesso em todas elas. Porém, o time grená conseguiu quebrar a sina para voltar à Série C do Campeonato Brasileiro.
Agora, o Caxias aguarda o vencedor de Ferroviário e Maranhão, que jogam no próximo domingo, em Fortaleza, para saber quem eles vão encarar nas semifinais. A CBF ainda vai confirmar as datas, mas a previsão é que os jogos sejam realizados entre os dias 6 de setembro a 10 de setembro.