Geral Mistério
Morte de bebê vira caso de polícia em Bento Gonçalves
Menino de apenas 3 dias de vida foi levado até o PA São Roque e médicos não conseguiram reanimá-lo. Família denuncia que atendimento em UBS foi negado na manhã desta terça-feira, 29.
29/08/2023 21h56 Atualizada há 1 ano
Por: Marcelo Dargelio
Pequeno Henry Gabriel não foi atendido quando a mãe procurou atendimento na UBS do Maria Goretti

A morte de um bebê com apenas três dias de vida virou caso de polícia em Bento Gonçalves. Ele foi levado até a Pronto Atendimento do São Roque no início da noite desta terça-feira, 29 de agosto. O corpo do bebê foi encaminhado para perícia no Departamento Médico Legal (DML).

De acordo com informações fornecidas por familiares, o menino Henry Gabriel Theodoro da Silva, havia nascido no sábado, 26 de agosto. No domingo, 27, ele e a mãe já estavam em casa, para a alegria da família. Porém, nesta segunda-feira, 28, o bebê começou a chorar muito e urinar sangue.

Na manhã desta terça-feira, 29, a mãe Andressa levou seu filho na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Maria Goretti e relatou que estava preocupada, pois o bebê não estava mamando e urinava sangue. Familiares relatam que a médica do posto de saúde nem examinou o recém-nascido e uma enfermeira teria dito para a mãe que isso acontecia porque ela não estaria sabendo amamentar e, com a insistência da mãe, orientou para ela levar o filho no Pronto Atendimento do bairro São Roque às 17h30min, horário em que teria um pediatra para atendê-lo.

Foi o que a família fez, levando o bebê para atendimento no final da tarde. Porém, quando o médico o atendeu, a criança já estava morrendo. O profissional tentou de todas as formas reanimá-lo, porém, sem sucesso. O bebê morreu minutos depois.

Continua após a publicidade

Revoltados, os pais da criança se deslocaram até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves para fazer o registro de ocorrência policial. Diante dos relatos da família, o delegado plantonista determinou que seja feita a necrópsia no corpo do bebê, para que a causa da morte seja esclarecida.