De fisioterapeuta do clube à presidente: Douglas Tedesco assumiu a gestão do Esportivo para o biênio de 2024/2025 com o objetivo de colocar o alviazul de volta à elite do Gauchão e, sobretudo, solidificar o Departamento de Futebol do clube. Além disso, a nova direção propõe duas novas bandeiras a serem levantadas: futebol o ano inteiro e a categoria de base vislumbrando a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Como fisioterapeuta, Douglas Tedesco iniciou sua trajetória no futebol justamente no alviazul de Bento Gonçalves, em 2007, quando o clube estava disputando a Série C do Campeonato Brasileiro. Posteriormente, na década de 2010, atuou no Lajeadense, Guarani-VA, Glória de Vacaria e no futebol chinês. Em 2017, Tedesco voltou ao Esportivo, coordenando o departamento de saúde do clube. Com vasta experiência nos bastidores do futebol, o presidente almeja utilizar a sua bagagem em sua trajetória para elevar o patamar do Esportivo.
"Passei por todos os cenários do futebol, pelos mais caóticos, que a gente sabe muito bem como está o Rio Grande do Sul. O que me deixa muito contente é que eu já sei de muitas das condições precárias dos clubes do interior em relação a nossa situação que, pelo contrário, eu faço questão de frisar aqui da boa gestão que eu recebo o clube, que está com superávit. Entro nesse desafio com muita coragem, porque sei a grandeza que temos. Nós estamos bastante organizados e acredito que vou conseguir ajudar o Esportivo a subir de patamar", pondera.
O planejamento já colocado em prática, com a apresentação do treinador Fabiano Daitx e de sua comissão técnica, mesmo sem data definida para a Divisão de Acesso de 2024, visa não só colocar o Esportivo de volta à elite, como também solidificar o clube de forma que consiga se manter na primeira divisão estadual. "O objetivo é o acesso. Não quer dizer que se não subir deu tudo errado e que se subir também não significa que é um sinal de que deu tudo certo. Diversas vezes o Esportivo subiu e desceu, subiu e desceu. O meu objetivo é subir, mas mais do que subir é nos estabilizarmos em divisões acima que, nos últimos anos, não temos conseguido", detalha.
Conforme o novo mandatário, o Esportivo, ao se antecipar com a apresentação de sua comissão técnica, pode largar em vantagem em relação aos demais clubes em termos de planejamento para a formação do elenco. Dentre as novidades já confirmadas pela direção está a disputa da Copa FGF, cuja competição o clube não disputa desde 2014. Com isso, além de dar sequência ao trabalho durante grande parte do segundo semestre, já visando o próximo ano, o clube poderá oferecer maior atratividade com um contrato estendido aos jogadores que deseja contratar, além, é claro, de oferecer mais jogos ao torcedor alviazul.
"De tanto que a gente escuta na rua, eu como cidadão de Bento, onde você vai falam que Esportivo não faz isso, o Esportivo não faz aquilo, nunca tem jogo. A questão do calendário é que mais escutamos. Já temos um calendário novo e já tenho anunciado que vamos disputar segunda divisão gaúcha, a Série A2 e, na sequência, teremos a Copa FGF. Espero que o torcedor compre essa ideia", ressalta o presidente.
"As minhas pretensões são únicas e exclusivamente com o futebol", revela Douglas Tedesco.
O presidente Douglas Tedesco também tem um objetivo pessoal ao assumir a presidência do Esportivo. O mandatário está buscando especialização no futebol com o intuito de se tornar um Gerente Executivo de Futebol. A sua primeira experiência no cargo será no alviazul, onde, concomitantemente à função de presidente, vai comandar o Departamento de Futebol do clube.
"Pretendo continuar nesse cargo, quem sabe, posterior a minha passagem pelo Esportivo como presidente, que é de dois ou quatro anos, e que eu possa estar me lançando como Executivo de Futebol. Esse é um cargo político (presidente), mas não para mim ao intuito de querer me candidatar a algo político na cidade. Não tenho essas pretensões, elas são únicas e exclusivamente com o futebol", destaca Tedesco.
Base na Copa São Paulo de Futebol Júnior
Para as categorias de base, Douglas Tedesco afirma que é o seu maior projeto dentro de sua gestão. O presidente almeja capacitar ainda mais os atletas em formação, melhorar as condições e promover um número significativamente maior de competições a serem disputadas. Sobretudo, o mandatário vislumbra levar o clube à nível nacional na maior competição de categorias de base do país, que é a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
"Infelizmente não conseguimos o acesso para a elite do Gauchão Sub-20, que seria muito importante, porque a vaga para a Copa São Paulo do Futebol Júnior, por exemplo, só se dá para o campeão do interior da Série A1. Para o próximo ano temos que conseguir essa vaga. O meu sonho é levar esses meninos um dia para a Copa São Paulo do Futebol Júnior, cuja competição o clube nunca disputou", revela.
Além disso, Tedesco espera proporcionar melhorias quanto à estrutura de treinamento e com novas divisões de departamentos, tanto na base quanto no profissional. O clube almeja capacitar os profissionais que estão à frente das categorias de base visando fomentar cada vez mais a formação de atletas. Na próxima temporada, são previstos 10 a 11 jogadores da categoria sub-20 promovidos ao elenco principal para fazer parte da disputa da Divisão de Acesso e da Copa FGF de 2024.
Com a construção de campos de dimensões menores atrás das goleiras dentro do Estádio Montanha dos Vinhedos, o presidente almeja não só resolver o problema da falta de campos para treinamento durante a pré-temporada, como também aproximar crianças e adolescentes, bem como os seus familiares, do clube. "A construção dos campos não vem para abastecer única e exclusivamente o departamento profissional, mas principalmente aproximar as categorias de base e escolinhas, que estão hoje em núcleos muito afastados do estádio. A minha vontade é aproximar a comunidade do estádio, justamente para que eles estejam aqui, estar frequentando o parque e que os pais possam encontrar a sua criança, o seu filho, treinando dentro das nossas melhores dependências", comenta.