15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Representantes do Fornatur se reúnem com ministro do Turismo para tratar de pautas do Setor

Em sua primeira participação no Fórum, Celso Sabino pontuou suas propostas para o desenvolvimento do turismo brasileiro

28/08/2023 às 19h40
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Ministério do Turismo
Compartilhe:
Reunião aconteceu na sede do Ministério do Turismo, em Brasília (DF). Crédito: Roberto Castro/MTur
Reunião aconteceu na sede do Ministério do Turismo, em Brasília (DF). Crédito: Roberto Castro/MTur

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou pela primeira vez, nesta segunda-feira (28.08), da reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). No encontro, Sabino pontuou as prioridades e ações de sua gestão frente à Pasta aos gestores públicos do país. Entre as propostas estão as iniciativas para o desenvolvimento do turismo interno, a descentralização de recursos com os estados e a volta do Salão Nacional do Turismo, que deve ser realizado no mês de dezembro, em Brasília (DF).

“O salão será destinado aos turistas, mas todos serão convidados: agências, companhias aéreas, embaixadas. Podem ter certeza de que nós vamos promover bastante este evento, fazendo com que os consumidores daqui do Distrito Federal, do Centro-Oeste e os que virão de fora possam ter acesso, principalmente, a novos destinos, mas também em destinos que já estão consolidados no mercado nacional”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Ainda durante sua apresentação, Sabino pontuou o trabalho que vem sendo realizado com o “MTur Itinerante”, iniciativa que descentraliza a atuação da Pasta, levando a todo o país opções para avançar com o turismo local. O ministro, acompanhado da equipe do MTur, esteve nesta segunda-feira em Campo Grande (MS), divulgando a disponibilidade de crédito para financiamentos por meio do Fungetur (Fundo Geral de Turismo) e estimulando a formalização do setor, com a apresentação dos benefícios do registro das atividades turísticas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).

As propostas para alavancar o turismo interno também foram abordados na reunião com os secretários estaduais de turismo. Uma delas é uma parceria com o Banco do Brasil para ofertar crédito para o turismo nacional aos correntistas. Outra possibilidade apontada foi o uso do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para o financiamento por parte dos trabalhadores nos gastos em viagens domésticas, além do retorno das comissões temáticas no Conselho Nacional do Turismo (CNT).

O presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, que preside a Goiás Turismo - Agência Estadual de Turismo de Goiás, deu as boas-vindas ao ministro. “O turismo é a nossa receita, a gente também é do privado aqui, então esse time aqui vai te dar a mão e conte conosco, tá? Bem-vindo”, finalizou.

Além de reunir dirigentes dos 26 estados e do Distrito Federal, a reunião contou com a presença da área técnica do Ministério do Turismo e dos secretários nacionais de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Turismo e de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Milton Zuanazzi e Carlos Henrique Sobral. Na oportunidade ainda foram debatidos a melhoria da segurança turística, o fortalecimento da aviação civil no país e a consolidação de dados do setor.

SOBRE O FORNATUR- É um colegiado técnico, criado em 2000, que debate temas relevantes do turismo nacional e que auxilia o Ministério do Turismo na condução de políticas públicas para o país.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários