O Caxias não conseguiu sair em vantagem em busca da vaga à Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe grená ficou no empate em 1 a 1 com a Portuguesa-RJ, neste domingo (27), no Estádio Centenário, pelo jogo de ida das quartas de final da Série D. Toscano abriu o placar para os visitantes e o artilheiro Eron empatou, de pênalti, com gols que foram marcados na etapa inicial.
Com o resultado, a decisão valendo o acesso está em aberto para a partida de volta, que ocorre no próximo sábado (02), às 15h, no Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. Em caso de novo empate, a definição da vaga sairá nos pênaltis.
O jogo:
O Caxias começou a partida com maior volume de jogo, porém com pouca efetividade no setor ofensivo. A Portuguesa-RJ, por sua vez, explorava os contra-ataques para tentar chegar à meta do Caxias. em uma das investidas, Anderson Rosa, em velocidade, cruzou rasteiro e Toscano aproveitou a falha da defesa para balançar as redes para o time carioca, 1 a 0.
O gol de empate foi marcado nos minutos finais do primeiro tempo. Vitor Feijão foi derrubado na área e, após revisão no VAR, a arbitragem assinalou o pênalti. O artilheiro Eron chamou a responsabilidade e bateu forte para igualar o placar, 1 a 1.
Na etapa derradeira, o Caxias seguia com maior posse de bola, porém com pouca agressividade, enquanto a Portuguesa-RJ assustava na maioria dos ataques construídos. Em um dos lances de perigo, Yuri chegou até a linha de fundo e cruzou rasteiro para João Paulo, o qual, de frente para o gol, chutou para fora.
Sem criatividade, o Caxias insistia em jogadas aéreas por meio de cruzamentos, seja na bola parada ou através dos laterais, o que pouco resultou em perigo à meta defendida por Dida. Nos minutos finais, a equipe grená pressionou a Portuguesa-RJ em busca do segundo gol, porém sem efetividade no ataque, terminando o jogo em empate, deixando a decisão em aberto para a partida de volta.
FICHA TÉCNICA:
Caxias 1 x 1 Portuguesa-RJ - Jogo de ida das quartas de final da Série D
Caxias: Fabian Volpi; Adriel, Fernando, Ricardo Lima e Jonathan (Peu); Marlon (Emerson Martins), Galvan e Elyeser; David Lustosa (Marcelinho); Eron (Marcão) e Vitor Feijão (Joãozinho). Técnico: Gerson Gusmão
Portuguesa-RJ: Dida; Willian, Maurício, Pedro Botelho e Yuri; Wellington Cezar, João Paulo (Mauro Silva) e Anderson Rosa (Watson); Marcelo Toscano, Luã Lúcio (Lucas Santos) e Dodô (Romário). Técnico: Caio Couto
Gols: Marcelo Toscano 15' 1T (POR) e Eron 42' 1T (CAX)