14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Escolas estaduais de Bento são selecionadas para ganharem reforma

As três instituições de ensino participarão de uma parceria do Governo do RS com empresas privadas que prometem melhorar a estrutura das escolas, porém apenas para o ano de 2025.

25/08/2023 às 00h45
Por: Renata Oliveira Fonte: Jornal Pioneiro
Compartilhe:
A sugestão é que uma empresa assuma a responsabilidade pela estrutura das escolas, liberando diretores desta tarefa para que possam focar no ensino. Crédito: Reprodução
A sugestão é que uma empresa assuma a responsabilidade pela estrutura das escolas, liberando diretores desta tarefa para que possam focar no ensino. Crédito: Reprodução

Três escolas estaduais de Bento Gonçalves foram selecionadas para participar de um projeto-piloto do Governo do RS, em uma parceria público-privada (PPP), que tem como objetivo de melhorar a infraestrutura das instituições do Estado. A iniciativa prevê a reforma destes educandários e de mais 97 escolas a partir de 2025. O governador Eduardo Leite (PSDB) assinou o contrato para elaboração dessa colaboração na última quarta-feira, 23. 

As escolas Colégio Estadual Landell de Moura, no bairro Planalto, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Comendador Carlos Dreher Neto, no bairro Jardim Glória e a Escola Estadual de Ensino Médio Imaculada Conceição, no bairro Conceição, foram selecionadas para ganharem uma reforma em suas infraestruturas através de um projeto-piloto em parceria público-privada (PPP), porém apenas para o ano de 2025. 

A sugestão é que uma empresa assuma a responsabilidade pela estrutura das escolas, liberando diretores desta tarefa para que possam focar no ensino. Quem assumir o contrato, por sua vez, receberá uma remuneração que será atrelada ao desempenho pelo serviço prestado critérios para isso ainda não foram definidos. Caxias do Sul é o segundo município com mais escolas selecionadas ao lado de Santa Maria. Porto Alegre lidera, com 33. 

Conforme o projeto, as escolas foram escolhidas a partir de dados do RS Seguro e indicadores de vulnerabilidade social, levando em conta índice educacional, total de vítimas de crimes violentos letais intencionais (CVLI) por bairros e as estimativas de população e renda. 

 

A estruturação do projeto está a cargo da empresa SP Parcerias, conhecida por coordenar projetos semelhantes em São Paulo (SP) e Porto Alegre. Primeiro, a empresa realizará diagnósticos nas escolas selecionadas. O edital deve ser publicado no segundo semestre de 2024.

O governador Leite destaca que o projeto vem para ajudar na força-tarefa nas melhorias nas escolas estaduais. "Para melhorar a infraestrutura das escolas estamos atuando em todas as frentes possíveis, e uma das possibilidades que identificamos foi a parceria com o setor privado, que ajudará muito na modernização e principalmente na manutenção das escolas," declara Leite. 

O que a empresa deve assumir 

Conforme o anúncio do Estado, a ideia é que a empresa contratada assuma todos os itens de infraestrutura das escolas: 

Conservação e manutenção predial

Conectividade

Zeladoria, higiene e limpeza

Segurança e vigilância

Jardinagem e controle de pragas

Fornecimento de utilidades

Gestão de resíduos sólidos

Fornecimento de mobiliário e equipamentos

Lição de Casa

Além desse projeto, o governo do Estado, por meio das secretarias de Obras Públicas e da Educação, lançou, em junho, o Programa Lição de Casa. A iniciativa prevê a realização de 279 obras em 254 escolas até o final do ano, sendo que quatro beneficiadas são de Bento Gonçalves. No total, serão destinados R$ 101,04 milhões para a qualificação da infraestrutura das instituições de ensino e a reformulação do ambiente escolar na rede estadual.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários