13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Duas cidades da Serra Gaúcha decretam situação de emergência devido o temporal de granizo

A chuva de "pedras" da última quarta-feira, 23, afetou mais de 11 cidades da região. Bento Gonçalves registrou mais de 40 casas danificadas, além de alguns danos na agricultura.

25/08/2023 às 00h20
Por: Renata Oliveira Fonte: Jornal Pioneiro/Jornal do Comércio
Compartilhe:
Registro da chuva no município de Muçum. Crédito: Reprodução/Redes sociais
Registro da chuva no município de Muçum. Crédito: Reprodução/Redes sociais

Os estragos do temporal de granizo atingiram diversas cidades da região da Serre Gaúcha na noite desta quarta-feira, 23, sendo que duas delas decretaram situação de emergência. Bento Gonçalves registrou 48 casas danificadas, principalmente no interior. 

No final da tarde desta quinta-feira, 24, Santa Tereza foi um dos municípios que decretou situação de emergência devido o forte temporal de granizo. A prefeita, Gisele Caumo, esteve pelo interior e pela área urbana do cidade para dimensionar os impactos do granizo. Em nota, a prefeitura afirmou que uma faixa do interior foi a mais atingida. A medida do decreto visa a ajudar os produtores que possuem seguro e precisarão comprovar os estragos das linhas José Júlio, Dolorata, São Valentin, Bento, Cesca e Beltrame. O decreto vale por seis meses.

Outra cidade que também decretou situação de emergência foi Muçum. Segundo o prefeito da cidade, Mateus Trojan, foram registrados 10 minutos de chuva de granizo e cerca de 900 casas tiveram 'perda total' nos telhados. "Ainda estamos mensurando os estragos tanto no meio urbano quanto rural", declarou.

 

Segundo Trojan, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está auxiliando as famílias em situação de vulnerabilidade social. "Estamos em contato com o governo federal e do Estado para solucionar os problemas o quanto antes. Serviços públicos como falta de água e luz são prioridade", completou o prefeito.

Em Bento Gonçalves, 48 casas ficaram danificadas, com maior impacto no interior do município. Conforme a prefeitura, o impacto também foi sentido na agricultura do município, onde 50 hectares de vinhedo apresentaram danos. A Emater municipal avalia que os danos não foram significativos, tendo em vista que Bento tem 4,4 mil hectares de vinhedos e que ainda não estava em brotação.

O cenário é semelhante em Nova Pádua, onde duas comunidades foram mais atingidas. Segundo o prefeito Danrlei Pilatti, o município segue fazendo levantamento dos danos estruturais. A estimativa é que de 10% a 15% das produções das uvas Niágara e Bordô tenham sido atingidas. As localidades mais atingidas foram Travessão Divisa e Travessão Curuzu.

 

Em Monte Belo do Sul, 37 residências foram danificadas e 90 pessoas afetadas. Já Flores da Cunha teve quatro casas com telhado danificado, sendo duas no Centro, uma no bairro Aparecida e outra no bairro São José. A prefeitura florense ainda não tem um levantamento de estragos em produções. Entretanto, a chuva de pedra, com duração de 10 minutos, gerou um prejuízo de R$ 60 mil a um produtor de morango.

Outros municípios com queda de granizo

Cotiporã

Em Cotiporã, a queda de granizo foi mais acentuada no interior do município. Os moradores de Monte Bérico, Linha 14 de Julho, São Pedro e parte da comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes registraram com imagens o tamanho das pedras que caíram. Os relatos demonstravam que as pedras tinham tamanho aproximado de um ovo de galinha. Houve perda nas produções de diversos alimentos para o consumo humano e do gado.

Na área urbana, segundo a assessoria da prefeitura, apesar da chuva de pedras de gelo ter sido intensa não houve registros de estragos.

Pinto Bandeira

A prefeitura de Pinto Bandeira ainda não concluiu o levantamento de prejuízos na área rural do município. Contudo, segundo a secretária de Agricultura, Beatriz Hopp De Bortoli, em conversas informais com produtores locais, a comunidade de Nossa Senhora da Anunciata foi uma das mais atingidas com prejuízo significativo nas lavouras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários