Esporte Futebol
"O Esportivo precisa ter vida, e vida no futebol é jogo", pondera novo treinador
Com contrato de um ano, Fabiano Daitx chega ao clube com a intenção de mudar o Esportivo de patamar e com o desafio de comandar o clube na Divisão de Acesso e na Copa FGF, com calendário cheio.
24/08/2023 16h44 Atualizada há 1 ano
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Kévin Sganzerla

Mesmo ainda sem data prevista para o início da Divisão de Acesso de 2024, o Esportivo deu início ao planejamento visando a competição estadual, com o objetivo de voltar à elite. A nova direção, presidida por Douglas Tedesco, apresentou oficialmente a contratação do técnico Fabiano Daitx, de 48 anos, o qual assinou contrato de um ano com o alviazul, o qual prevê, além da Série A2, a disputa na Copa FGF do próximo ano. 

O projeto apresentado pelo clube em ter calendário cheio em 2024 foi um dos principais fatores que fizeram com que Fabiano Daitx aceitasse o convite do presidente Douglas Tedesco. "É um fato até curioso apresentar o técnico sem nem saber que data vai ser a próxima competição que o clube vai disputar. Somente aqui já temos um ponto positivo. Não venho aqui simplesmente para fazer um time para conquistar o acesso, venho aqui por querer fazer parte de um projeto diferente daquilo que é o contexto do nosso interior. O Esportivo, pela estrutura que tem, pela história e pela cidade, acredito que tenha que pensar muito grande, claro, com um passo de cada vez. Precisamos construir um projeto de futebol para mudar o clube de patamar", ressalta. 

Conforme o novo treinador, a montagem do elenco já começou. A direção e a comissão técnica, formada pelo auxiliar-técnico Gabriel Dutra, ex-treinador do Glória de Vacaria, e pelo preparador físico Lincoln Bender, que atualmente está no Novo Hamburgo, já estão elencando nomes e avaliando atletas. Fabiano Daitx afirma que o grupo do Esportivo será composto por 22 jogadores contratados e mais 11 atletas que serão promovidos das categorias de base. 

O perfil de atletas, no entanto, ainda está sendo traçado pela comissão técnica. "O projeto não pode ser simplesmente subir, pois se subir no ano que vem temos que fazer um novo projeto.  Essa ideia de sequência para mim é muito clara: precisamos ter sequência e fazer um time que consiga o acesso e, ao mesmo tempo, que consiga ser base para ter continuidade na busca de se manter na série A e buscar vagas em competições nacionais", relata o treinador. 

Continua após a publicidade
Foto: Alessandro Manzoni

"O futebol hoje no interior é amador e brinca de profissional durante três meses", opina Fabiano Daitx

A última vez em que o Esportivo contou com calendário durante toda a temporada foi em 2021, com a participação na Série D do Campeonato Brasileiro. Tratando-se de Copa FGF, o alviazul não disputa a competição do segundo semestre desde 2014. O projeto atual, proposto pela nova diretoria, é transformar essa realidade. 

Em 2023, o Esportivo fez apenas 11 jogos a nível profissional, todos pelo Gauchão, e somente seis partidas em seus domínios. "São seis jogos no ano. Eu queria entender, pois tem que gostar muito do Esportivo para ser sócio de um clube que te oferece seis jogos no ano", comenta Fabiano Daitx, que complementa:

Continua após a publicidade

"Vou dizer uma coisa que não é ofensiva, mas é a realidade: o futebol hoje no interior é amador e brinca de profissional por três meses. Nós temos no Estado cerca de 500 municípios e temos futebol profissional em talvez cinco cidades, os demais todos são amadores e brincam de futebol durante três meses. Vamos fazer uma competição daqui seis meses em um campeonato que tem três meses de duração. Temos que sair logo dessa situação, porque ela não faz com que o clube cresça. A expectativa que tenho pelo Esportivo é oferecer não só para a categoria de base 30 a 50 jogos no ano, mas no profissional também. Não podemos ter cinco a seis jogos em casa num ano", salienta o treinador. 

Foto: Kévin Sganzerla

Desta forma, com um calendário que contemple um número maior de jogos, Fabiano Daitx almeja contar com jogadores que possam criar identidade com o clube. "O Esportivo precisa ter vida, e vida no futebol é jogo. Ele precisa jogar competições interessantes, competições que tenham valor, competições que te dão retorno. Isso vai trazer mais torcedor, vai trazer mais simpatizantes, mais gurizada vivenciando o clube no dia a dia, cria-se um conceito de uma identificação, e isso é muito importante para todos nós", comenta Fabiano, que finaliza:

"Nosso torcedor não sabe nem o nome dos jogadores, pois só tem cinco jogos em casa, só os viu cinco vezes, e já vai trocar todo mundo, vai ser um novo time na próxima competição, e assim não tem identificação nenhuma. O jogador chega aqui  tocando o telefone já esperando o outro time, e é isso que pretendemos mudar. Quando eu for conversar com o jogador quero que ele compre o projeto, da mesma maneira que eu comprei. Vim para fazer parte de um projeto", pondera. 

Douglas tedesco assumirá a função de Executivo de Futebol

Concomitantemente ao cargo de presidente, o empresário e fisioterapeuta Douglas Tedesco vai assumir a função de Gerente Executivo de Futebol, trabalhando ao lado da comissão técnica na formação do elenco. O mandatário destaca que está buscando aprofundamento no ramo para que, posterior a sua passagem à frente da gestão, possa continuar desempenhando a função no futebol profissional. 

"Estarei fazendo essa função de forma integral. Aceitei o convite do Esportivo pois tive tempo para isso e me sinto capacitado. Estou consultando informações na área, tenho experiência de bastidor, não é uma experiência administrativa, como gestor, mas tenho buscado formações para isso e pretendo continuar nesse cargo, quem sabe, posterior a minha passagem pelo Esportivo como presidente. Não tenho intuito de querer me candidatar a algo político na cidade, é importante deixar isso claro. As minhas pretensões são únicas e exclusivamente com o futebol", revela Douglas Tedesco. 

Carreira do novo treinador

Em sua carreira, o treinador já conquistou dois acessos à elite do futebol gaúcho, com o Avenida, de Santa Cruz do Sul, em 2017, e com o Ypiranga de Erechim, em 2019. Em ambas as ocasiões o time de Fabiano Daitx derrotou o Esportivo em fases de mata-matas (quartas de final e final, respectivamente). O técnico também conta em seu currículo com um título da Copa FGF, à frente do Avenida, em 2018. 

Na atual temporada, Fabiano Daitx, de 48 anos, comandou o São Luiz de Ijuí na reta final do Gauchão, ocupando o lugar de William Campos, o qual havia sido demitido. O técnico ajudou o time alvirrubro a se manter na elite do futebol gaúcho. 

Fabiano Daitx também treinou em sua carreira o Lajeadense, Guarani-VA, Pelotas, Glória de Vacaria, Azuriz-PR, Bagé e Novo Hamburgo, além do São Luiz.