A constelação familiar ganhou um espaço enorme no mundo terapêutico. E a razão disso é a experiência de amor profundo vivenciado em numa sessão de constelação familiar.Todos nós estamos indiscutivelmente ligados às nossas famílias.
Em quais problemas a constelação familiar pode me ajudar?
Passar por uma constelação é algo profundo e intenso. Descobrir onde estão as desordens em nossas famílias pode trazer solução ou amenizar qualquer tipo de problema, desde que você esteja disposta a fazer mudanças a partir de tudo que foi desvendado em sua sessão.
Qualquer problema de origem sistêmica, seja em sua vida amorosa, problemas com seus filhos, vícios, problemas emocionais, saúde, dificuldades de qualquer tipo, podem ser reveladas e tratadas através da constelação familiar.
Muitas vezes, quando um membro da família, ou nós mesmos, manifestamos alguma desarmonia nas finanças, relacionamentos ou ainda na saúde, a razão pode ser por algo que tenha acontecido com os que vieram antes de nós.
E por que isso?
Bert Hellinger, criador das constelações familiares, dizia que existem três leis universais que estão na vida de cada um de nós. Cada uma delas deve estar em harmonia para que a vida flua.
Lei do Pertencimento
Todos têm o mesmo direito de pertencer à família, ocupando o seu lugar com o mesmo significado e amor de qualquer um.
Quando alguém da nossa família foi excluído, esquecido ou ainda julgado e odiado pelos outros membros, alguém de uma futura geração poderá querer dar lugar a esse membro, mesmo que inconscientemente, mesmo sem saber dessa exclusão e por conta disso pode manifestar uma doença, um problema financeiro, psicológico ou ainda obstáculos.
Lei da Hierarquia
Devemos seguir um respeito pela hierarquia. Quando um mais novo se sente mais que um mais velho ou ainda assume um papel que não é seu, cria -se uma desordem.
Lei do Equilíbrio
Não deve haver desequilíbrio entre o dar e receber. Quando tem roubos, assassinatos, vinganças e algo que tenha prejudicado alguém, futuras gerações podem, na tentativa de curar o sistema, manifestar doenças, mortes acidentais ou problemas financeiros.
E como a constelação atua?
No formato presencial em grupo, é colocado no campo representantes que, mesmo sem saber o que estão representando, começam a trazer o que aconteceu no passado.
Mesmo que a pessoa que está sendo constelada não saiba, a constelação mostra. A partir dai, as ordens começam a se instalar no sistema.
Na constelação familiar, o que vem é para que possamos colocar ordem no sistema e harmonizar a situação de conflito. Mas como pode ter cura em algo que aconteceu há 100 anos e que muitas vezes nem você tinha conhecimento?
Porque a constelação é atemporal.
O momento é revivido e colocado ordem, através de frases e gestos que o constelador vai trazendo.
Durante o processo da constelação familiar é percebida a energia do campo mudando e com isso o amor vai se instalando. Os efeitos de uma constelação começam a aparecer imediatamente, indo até 6 meses para melhorar o problema trazido.
Gostou do assunto ? É um método psicoterapêutico desenvolvido pelo psiquiatra alemão Bert Hellinger.
Mín. 14° Máx. 25°