Com o oposto bento-gonçalvense Welinton Oppenkoski, do Sada Cruzeiro, no elenco, a Seleção Brasileira ficou com vice-campeonato da Copa Pan-Americana de Voleibol 2023, realizada em Guadalajara, no México. Após alcançar a final com uma campanha impecável, o Brasil foi superado na final para o Canadá por 3 sets a 1.
A Seleção Brasileira atuou na competição continental com um time alternativo, contando com jovens atletas que podem alcançar o time principal, a exemplo de Oppenkoski, que foi eleito o atleta revelação da Superliga Masculina 2022/2023. O time brasileiro foi comandado pelo técnico Carlos Schwanke.
Na primeira fase e na semifinal, a Seleção Brasileira obteve 100% de aproveitamento para chegar até a final, inclusive superando a seleção canadense com tranquilidade por 3 sets a 0. Na final, no entanto, o Canadá levou a melhor, derrotando os brasileiros por 3 sets a 1, com parciais de 24/26,25/20,25/23 e 25/22. O Chile ficou com o bronze após vencer o México na decisão do terceiro lugar.
Essa foi a primeira medalha conquistada por Oppenkoski em uma competição de seleções a nível profissional. Em categoria de base, o jogador de Bento Gonçalves já faturou o título Sul-Americano Sub-21 com as cores verde e amarela em 2018.
Agora, o oposto de Bento Gonçalves volta para Minas Gerais onde vai retornar aos treinamentos com o Sada Cruzeiro na pré-temporada visando a temporada 2023/2024. A Seleção Brasileira volta à quadra no Sul-Americano de Vôlei Masculino no Recife-PE, que terá a seleção principal e comandada pelo treinador Renan Dal Zotto.