A Liga Norte e Nordeste de Bento Gonçalves conheceu, neste domingo (20), no campo do Barracão, o campeão da primeira edição da competição, a qual envolveu atletas oriundos majoritariamente das regiões Norte e Nordeste do país e que residem na Capital Brasileira do Vinho. Na final, após um empate em 1 a 1 no tempo normal, o Remo superou o Atlético Paraense nos pênaltis e ficou com o título.
Ambas as equipes finalistas conquistaram a classificação à decisão eliminando os seus adversários na semifinal nos pênaltis. Na final, o título foi definido da mesma forma, em uma disputa acirrada nas penalidades, e com emoção até o minuto final dos 90 minutos decisivos.
No tempo normal, o Atlético Paraense abriu o placar na primeira metade da etapa inicial com Danivaldo. Ainda no primeiro tempo, o Remo quase chegou ao empate em cobrança de falta, a qual o goleiro deixou passar por entre as mãos e a bola parou no travessão e, depois, na linha.
No segundo tempo, em busca do gol de empate, o Remo se jogou para o ataque. A pressão, sobretudo nos minutos finais de jogo, deu resultado. No último lance da partida, a bola sobrou no segundo poste com Dedé, o qual estufou as redes para decretar o empate em 1 a 1 e levar a decisão para os pênaltis.
Nos pênaltis, o Atlético Paraense errou três cobranças, enquanto o Remo perdeu apenas uma, conquistando a vitória por 3 a 1 e o título da Liga Norte e Nordeste.
Além dos finalistas, também disputaram a primeira edição do campeonato o Paysandu (Pará), que ficou com a terceira colocação, Sampaio Corrêa (Maranhão), Moto Club (Maranhão), PSG (Bahia) e Família Buratti (Pará). De acordo com o Centro de Tradições do Norte e Nordeste (CTNN), que apoia o torneio, a intenção é realizar uma segunda edição no próximo ano, tornando o campeonato fixo no calendário de competições do futebol amador de Bento Gonçalves. A expectativa é que o número de participantes aumente na próxima edição.